Aprenda a ler e mandar mensagens codificadas em binário

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a ler e mandar mensagens codificadas em binário

A maioria dos usuários do Baixaki já sabe que os computadores utilizam o sistema binário para realizar cálculos e processar dados. Apesar de terem alguma relação, os sistemas decimal, utilizado pelos humanos para fazer contas, e binário funcionam de forma bem diferente. Enquanto o primeiro é um método de numeração de posição com base dez, o segundo possui base dois.

Isso significa que os valores podem ser representados com dez (0 – 9) ou apenas dois algarismos (0 e 1). Para entender melhor como o computador faz cálculos utilizando o sistema binário, não deixe de acessar o artigo “Como um computador faz cálculos pelo sistema binário?”.

O legal é que, como qualquer tipo de dado pode ser convertido para a linguagem binária, o sistema de base dois pode ser utilizado para codificar mensagens. Claro que ele não tem a mesma eficiência que um algoritmo de criptografia, mas já dificulta um pouco a vida daqueles colegas intrometidos que adoram bisbilhotar suas anotações e emails.

Embora não seja exatamente difícil, codificar e decodificar textos para binário é um processo muito demorado. Por isso, o Baixaki separou uma ferramenta bem simples que faz toda a parte onerosa e vai ensinar o usuário a utilizar os recursos por ela oferecidos.

Dessa forma, você pode combinar com seus amigos e enviar mensagens codificadas em binário, a fim de evitar que outras pessoas consigam ler o seu conteúdo. O melhor disso tudo é que você nem precisa ser dar ao trabalho de pegar a calculadora e fazer cálculos.

Pré-requisitos

O serviço escolhido para esse tutorial é o Binary to Text (ASCII) Conversion, uma ferramenta bem prática e que não precisa ser instalada no computador. Basta ter uma máquina conectada à internet para que o aplicativo seja executado diretamente no navegador.

Mãos à obra

A interface do Binary to Text (ASCII) Conversion é bem simples, embora pareça ser um pouco bagunçada no começo. O serviço possui duas caixas de texto, uma ao lado da outra. Na primeira delas, identificada com “Text to encode...”, deve ser digitado o texto normal para que ele seja codificado para binário. Clique em “To Binary” para que o processo de conversão seja iniciado.

O campo mais à direita, identificado com “Binary to decode...”, é o espaço no qual o texto em binário deve ser colado a fim de que ele seja decodificado. Depois de inserir o conteúdo no campo, clique em “To Text” para que a mensagem em formato de texto normal seja exibida na caixa ao lado.

Pronto, com apenas dois cliques, você consegue transformar qualquer mensagem de texto para código binário e vice e versa. Vale lembrar que textos muito grandes podem levar algum tempo para serem codificados em zeros e uns.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.