i-TRIL é o veículo de três lugares do futuro da Toyota

1 min de leitura
Imagem de: i-TRIL é o veículo de três lugares do futuro da Toyota

Uma das novidades da Toyota no Salão de Genebra foi o conceito i-Tril, um pequenino carro de três lugares e com um eixo traseiro mais estreito e que conta com um sistema de inclinação para ajudar o veículo a contornar as curvas.

A ideia por trás do i-Tril é ser prático para as cidades europeias, que vêm crescendo bastante nos últimos anos. Essa praticidade está no tamanho do carro, que faz com que ele seja fácil de guiar e estacionar.

Além disso, o tamanho diminuto e o baixo peso – o veículo pesa apenas 590 kg – não demanda muita potência, o que acaba dando uma autonomia de 300 quilômetros para o também pequenino propulsor elétrico.

O sistema de inclinação permite que o chassi e as rodas dianteiras inclinem em até 10 graus para dar estabilidade e ajudar nas curvas, enquanto as rodas traseiras, que ficam mais próximas, permanecem perpendiculares. A Toyota afirma que o raio de curva do veículo é de 4 metros.

Existe, inclusive, um indicador que diz quando e para qual lado o i-Tril vai inclinar quando ele está em um modo autônomo, só para evitar que os ocupantes não se assustem quando o movimento acontecer.

Apesar de as rodas traseiras serem mais estreitas, a parte de trás da cabine é maior e acomoda duas pessoas, enquanto o condutor fica sozinho na parte da frente. O carro tem 2,3 metros de comprimento por 1,2 de largura, o que faz com que ele seja menor do que um Renault Twizy, por exemplo.

Seguindo a linha minimalista do futuro, não há um painel de instrumentos – no lugar, você encontra apenas um display simples para mostrar as informações importantes no modo de condução manual, com foco na ativação de atividades por comandos de voz.

A parte interessante é que os controles do veículo não são como em uma moto ou em um carro: tudo é feito através de um volante que parece um joystick de video game, ou, nas palavras da própria Toyota, que “deve trabalhar como um mouse de computador”.

Como se trata de um conceito, não há qualquer informação sobre uma possível data de lançamento de uma versão oficial ou seu preço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.