Sistema operacional do Google para tablets

2 min de leitura
Imagem de: Sistema operacional do Google para tablets

As últimas semanas deixaram a população que adora tecnologia em polvorosa, com tão aguardado lançamento da nova tablet com a assinatura do lendário Steve Jobs. Agradou a alguns e desagradou uma boa parte, porém está aí para ficar.

Uma das frustrações do iPad foi em relação ao sistema operacional. O novo tablet da Apple se utiliza do iPhone OS 3.2, ou seja, uma versão atualizada do SO que já era popular no smartphone.

Se por um lado é possível maior facilidade de adaptação aos usuários da marca e toda a praticidade dos aplicativos do celular, pode ser também um sistema que não traga tanta flexibilidade, de acordo com muitas análises que pipocaram por aí.

O Chrome OS para Tablet

A gigante Google, que não é nada ingênua, trouxe em seu site de desenvolvimento algumas imagens e um vídeo sobre uma possível versão do já tão falado sistema operacional, em uma versão para tablets que promete bater de frente com o novo aparelho da Apple. Confira a seguir o vídeo do conceito.

Este vídeo foi feito por Glen Murphy, um funcionário Google que trabalha no projeto do Chrome OS. O vídeo e as imagens foram disponibilizados no The Chromium Projects, que disponibiliza as principais informações acerca do Chrome e do Chrome OS.

O que se especula é que esta demonstração do Chrome OS Tablet traz uma boa ideia de como deve ser o próprio Chrome OS, com a maioria dos aplicativos e opções acessadas pelo navegador. Um design simples, porém extremamente funcional para aparelhos pequenos como os tablets.

Pesquisa Google no tablet

A interação da tela touchscreen pode ser percebida através das configurações do teclado: é possível deixá-lo completo na tela, separado por um espaço central e até em tamanho menor para que não atrapalhe a navegação. Com isso, a necessidade de periféricos é dispensada e o tablet fica ainda mais “portátil”, se é que isso é possível.

Teclado dividido para conforto maior

No site do projeto, há ainda o apontamento para diversas opções de navegação do Chrome OS Tablet: múltiplas abas de navegação, abas nas laterais da tela para rapidez na navegação e abertura de vários aplicativos através de uma central do próprio navegador, o que deixa tudo mais leve e simples.

Abas laterais para melhor navegação

Não é um tablet do Google

Ao contrário do que foi dito por aí, o objetivo do Google não é criar um novo tablet já munido de seu sistema operacional. A ideia é que haja múltiplas tablets Google, uma vez que o Chrome OS não estará ligado a um só aparelho.

O esquema de uso com hardware deve ser parecido com aquilo que aconteceu com os celulares e o Google Android. O Google cria um sistema operacional que se adapta a diversos aparelhos e que não especificamente será vendida em apenas um eletrônico específico.

Troque as telas de navegação com o passar dos dedos

Com isso, o Chrome OS Tablet deve rodar em diversos aparelhos que estão em pleno desenvolvimento e que devem bater de frente com o iPad da Apple. Assim como o Nexus One, que é considerado o “smartphone Google”, algum tablet deve ser especialmente desenvolvido para rodar o Chrome OS Tablet.

Entretanto, nada ainda definido. Agora o que resta é esperar que a briga fique cada vez melhor, para que o público final saia ganhando com equipamentos e programas ainda mais revolucionários.

Ficou curioso? Não deixe de opinar sobre o novo sistema operacional Google para tablet e fique de olho em outras novidades aqui no portal Baixaki.

Até breve!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.