Transporte público autônomo está em testes em Londres [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Transporte público autônomo está em testes em Londres [vídeo]
Imagem: YouTube/GATEway Project

A cidade de Londres está um passo mais perto de ser tomada por veículos autônomos públicos. Segundo o BBC News, a cidade vai colocar em testes, pelas próximas três semanas, o protótipo de seu primeiro ônibus autônomo, que deve atender em torno de cem pessoas na região de Greenwich.

Parte do assim chamado GATEway Project, o novo protótipo é um pequeno veículo, com espaço para até quatro pessoas, capaz de viajar a até 16 km/h, sendo totalmente controlado apenas por computador. Os passageiros que participarem dos testes não terão qualquer controle do ônibus; um membro treinado da equipe, porém, sempre vai estar a bordo durante os passeios para parar o veículo se necessário.

Vale notar que um dos principais destaques do ônibus é seu sistema de sensores. Composto de cinco câmeras e três lasers, o veículo consegue “enxergar” até cem metros à frente e para automaticamente caso detecte qualquer obstrução no caminho – o que é extremamente importante em um trajeto normalmente cheio de pedestres.

Com os testes, a companhia espera não apenas ter maiores informações sobre a recepção do público para esse tipo de transporte, como também conseguir apresentar essa tecnologia que, até o momento, está limitada a uma parcela pequena da população. “Nós esperamos ganhar aceitação dos membros do público para veículos compartilhando esse tipo de espaço com eles”, afirmou Graeme Smith, chefe-executivo do projeto.

O que vai acontecer a partir daí? Os planos são de colocar o veículo para funcionar em maior escala a partir de 2019, só então, eventualmente, o projeto será levado para fora da região. Torçamos para que tudo dê certo, porque convenhamos que essa solução promete oferecer muito mais conforto para as viagens sem gastar muito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.