Mercedes-Benz anuncia seu primeiro caminhão de grande porte 100% elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes-Benz anuncia seu primeiro caminhão de grande porte 100% elétrico
Imagem: Popular Mechanics

Dias depois do líder da Tesla anunciar seus novos “planos secretos” para o futuro da companhia, agora foi a vez da Mercedes-Benz tomar a dianteira e anunciar seu primeiro caminhão de grande porte totalmente movido a eletricidade. Chamado de Urban eTruck, o novo veículo é capaz de carregar cargas de até 26 toneladas e contam com uma bateria capaz de proporcionar uma rodagem máxima de aproximadamente 200 km.

Proprietária da famosa marca caminhões e ônibus, a empresa alemã Daimler afirmou que a sua intenção com a novidade não é dominar o mercado de transportes em trajetos longos, mas sim empregar os eTrucks em áreas urbanas – como é explicitado pelo termo Urban no nome do produto. Os novos veículos surgem como uma opção para reduzir o barulho e a polução gerados pelos caminhões comuns que trafegam pelas cidades.

“Dois fatores-chave se uniram. A tecnologia teve grandes progressos e o mercado está emergindo. Melhorias significativas estão sendo feitas nas baterias – não o suficiente para longas distâncias, mas sim para distribuição”, afirmou Wolfgang Bernhardt, chefe da Daimler Trucks & Buses.

Mãos na massa

A companhia já empregou um programa-piloto de testes pesados do seu sistema Fuso Canter E-Cell em Portugal, trabalhando em gestão de dejetos e manutenção florestal. “Análises preliminares indicam economia de custos de cerca de 1 mil euros a cada 10 mil km [rodados]”, explicou o representante da Daimler. Embora a companhia tenha solicitado por mais uma rodada de avaliações para a E-Cell, a liberação massiva do Urban eTruck está prevista para os primeiros anos da década de 2020.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.