O que é Spyware?

Ladrões de informações!!!

Muito se fala sobre os famigerados spywares. Instalamos programas, ferramentas e todo o tipo de aplicativo que possa proteger nossos computadores destes “malfeitores”. Mas o que, de fato, são os spywares?

Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Todavia, isto não significa que eles sejam em sua totalidade programas maus. Existem sim, muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.

Já que nem todos os spywares são maus, você pode se perguntar: “como vou poder saber se um spyware é bom ou mau?”. O fato é que não existe um filtro, ou seja, um modo de saber qual spyware é bom e qual é mau. O critério que você deve adotar para se proteger é SEMPRE DESCONFIAR. Um spyware não-prejudicial só será instalado mediante a autorização do usuário. Um spyware maligno, porém, irá se instalar sem que o usuário perceba.

Para evitar esse tipo de ameaça, existem os programas anti-spyware, que possuem bancos de dados completos e constantemente atualizados. À partir da comparação de faixas de código entre os spywares conhecidos e os aplicativos do seu computador, será possível detectar se seu computador está ou não sendo espionado.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO