Review: caixa de som Bluetooth Sony SRS-XB2

7 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth Sony SRS-XB2

Não é de hoje que a Sony tem fama considerável no segmento de áudio. Com produtos que atendem tanto aos profissionais do ramo quanto aos consumidores que buscam soluções de alta qualidade sonora, a marca chama a atenção com uma linha de dispositivos diversificada.

Seguindo a tendência das caixas de som com Bluetooth, a marca lançou, nos últimos anos, produtos versáteis, que apresentam design diferenciado e tecnologias inovadoras. Há algum tempo, nós inclusive testamos a SRS-X2, que nos surpreendeu em vários aspectos.

Agora, a Sony renova sua linha de caixas de som portáteis, com a chegada dos modelos SRS-XB2, XB3 e XB40 (esta última ainda não foi lançada no Brasil). Neste review, nós vamos comentar sobre o modelo de entrada, que traz alto-falantes pequenos, mas que prometem entregar alta potência.

Com menos de 500 gramas e funcionalidades que facilitam a vida, a Sony SRS-XB2 promete ser uma boa companheira para fazer a festa em qualquer lugar. Há também outras novidades que agregam valor ao produto, as quais serão comentadas ao longo da análise. Se você está pensando numa caixa de som com Bluetooth, vale acompanhar nossas considerações.

Especificações

Design com selo Sony de qualidade

Ultimamente, muitas fabricantes optam por designs cilíndricos, em que os alto-falantes são instalados na vertical, os quais possibilitam, em teoria, a propagação do som para todas as direções. A Sony mantém o conceito tradicional, com a caixa projetada para operar na horizontal, mas isso não quer dizer que as ondas não se espalhem bem pelo ambiente.

Com curvas notáveis, a SRS-XB2 chama a atenção ao evitar cantos e linhas, algo que resulta em um design bem moderno. Muito similar à antecessora (a SRS-X2), esta nova caixa acústica tem arestas que seguem em uma constante, como se fosse um loop. Há apenas pequenas emendas — e bastante discretas — nas duas extremidades laterais e na parte inferior.

A parte frontal apresenta uma grade, que garante proteção aos alto-falantes e permite a passagem do som, e o logotipo da marca. O modelo que testamos apresentava acabamento na cor preta, sendo as bordas em tom de cinza-claro e a carcaça de material plástico em tom bem escuro.

Em um design bastante inteligente, a Sony instalou as conexões para cabo de energia e de áudio (do tipo P2, que não acompanha o produto) em um compartimento na parte traseira, o qual pode ser vedado. A parte de trás também tem uma grade, que permite a passagem do som e protege o radiador passivo.

Os botões de função, de formato circular, ficam na parte superior, sendo bem organizados e autoexplicativos. Além disso, essa região conta com uma área dedicada para o componente NFC, que facilita a conectividade com smartphones compatíveis.

Conforme comentamos, o modelo que testamos da SRS-XB2 se diferencia pela combinação de tons escuros, mas há também versões de outras cores, como azul e vermelha. No geral, a composição visual desta caixa de som é agradável e funcional, sendo ideal para ambientes modernos e uma ótima companhia para smartphones mais recentes.

Microfone, NFC e mais

Poucas caixas acústicas são tão completas como a Sony SRS-XB2. Primeiro, é preciso ressaltar a opção de captação de áudio. Com microfone embutido, você pode melhorar a qualidade de suas chamadas e até fazer conferências, já que o microfone recebe o som de vários ângulos e com nitidez.

A tecnologia NFC também merece destaque, uma vez que permite parear smartphones e tablets mais modernos. Para usar é bem fácil: basta aproximar o componente NFC do seu celular na região indicada (o símbolo NFC fica bem no centro do topo da caixinha) para começar a curtir suas músicas.

A conexão P2 também é bastante útil, já que economiza energia (do smartphone e da caixa de som), evita interferências e pode até garantir uma experiência mais contínua, uma vez que não há falha na transmissão do sinal de áudio.

Sem medo de água e pronta para festas

Além do design diferenciado, as grandes novidades da Sony SRS-XB2, em relação à versão anterior, são a proteção contra água e a funcionalidade para sincronização com outras caixas de som. Então, quer dizer que posso levar esta belezinha para a festa na piscina? Calma lá, vamos explicar!

É importante notar que existem diferenças nas proteções. A Sony XB2 tem certificado IPX5, que não dá proteção contra poeira, mas garante que o produto está protegido em caso de condensação, gotas, pulverização, espirros e jatos de água. Sendo assim, você não pode realizar a imersão da caixa de som em água, já que ela não foi projetada para mergulhos.

Sobre o recurso de sincronização, esta é uma novidade que a Sony inseriu em seu produto para quem busca mais potência para as festas. O botão "Add" (Adicionar) serve para conectar a SRS-XB2 com outra caixa de som de mesma especificação. Ao parear dois dispositivos, você tem um sistema estéreo bastante competente com potência de até 40 watts.

Outra informação que vale mencionar é a duração da bateria. Segundo a Sony, a SRS-XB2 tem componente energético capaz de alimentar os alto-falantes por quase 12 horas. Na prática, a gente conseguiu tocar 8 horas e 15 minutos de música, o que já é bastante impressionante. Possivelmente, o valor informado pela fabricante é atigindo com o uso de um cabo de áudio.

Som potente, mas fidelidade não é o forte

A capacidade sonora da Sony SRS-XB2 é surpreendente. Os dois alto-falantes de 42 milímetros, em combinação com o radiador passivo,  alcançam uma potência total de 20 watts RMS. Isso é bem interessante para uma caixa portátil, mas nada excepcional para quem tem um home theater em casa.

E o que essa potência significa na prática? Basicamente, que dá para ouvir tranquilamente o som mesmo a quase 30 metros de distância. É uma caixa de som com som razoável para ambientes de até 150 m², mas não espere fazer o recinto tremer, pois ela é bem limitada na potência.

Importante ressaltar ainda que a nitidez é prejudicada em distâncias exageradas, uma vez que o som não se propaga tão bem quando o ouvinte está muito longe da caixa de som. Mesmo no volume máximo, o áudio fica bem mais fraco quando estamos no limite do alcance sonoro (supondo que você queira curtir o som a 30 metros de distância).

Também é preciso falar sobre dois aspectos: equalização e fidelidade. Devido ao tamanho reduzido, a Sony SRS-XB2 não mantém graves, médios e agudos num mesmo patamar. No volume máximo, os alto-falantes priorizam médios e agudos. Felizmente, o som não fica estridente ou muito distorcido.

Para incrementar a experiência sonora, a Sony incluiu um chamado “Extra Bass” (Grave Extra). Ao clicar nesse botão, a caixa de som dá um reforço de graves, com um som mais caprichado, mas que pode distorcer um pouco mais com determinadas músicas.

A equalização da SRS-XB2 não é perfeita: os sons vão bem até 80% do volume, mas podem distorcer um pouco acima disso. Isso depende da música e da fonte sonora, mas mesmo arquivos em WAV ou FLAC vão ficar distorcidos no volume máximo, uma vez que os alto-falantes passam dos limites.

Vale a pena?

A Sony SRS-XB2 é uma evolução bem pontual da antecessora (a SRS-X2). Ela mantém muitas qualidades da primeira versão, principalmente na questão do design e da funcionalidade, mas se apresenta como uma caixa de som ainda mais robusta e pronta a atender o consumidor.

É claro que adoramos a apresentação do dispositivo, que se mostra muito compacto, mas sem deixar a questão do design de lado. As variações de cores no acabamento são bastante interessantes, já que levam modernidade até o consumidor que busca um produto mais "simpático".

Todavia, foi no aspecto qualidade sonora que esta Sony ganhou nossa total atenção. Com um som bem limpo e o nível de volume elevado, a marca comprova que tamanho não é documento. Ainda que não seja perfeita na questão da fidelidade, ela deve agradar bastante em festinhas menores.

Algumas novidades que vêm a calhar são a proteção contra água e a possibilidade de sincronização com outras caixas de som de mesmo modelo. A presença da tecnologia NFC, do reforço de graves e do microfone também ajudam a vender o produto. A bateria de longa duração é um ponto forte, que diferencia este dispositivo dos concorrentes.

O preço oficial da Sony SRS-XB2 é R$ 599, que é bem elevado para uma caixa de som desse porte. Definitivamente, não recomendamos a aquisição por este valor. Todavia, é possível encontrar esta belezinha por aproximadamente R$ 350 em algumas lojas, número atraente que corresponde ao nível do produto, ainda mais porque alguns dispositivos similares custam quase a mesma coisa.

No fim das contas, a SRS-XB2 é uma ótima caixa de som para usar em casa, no escritório e em festinhas ocasionais. Com qualidade surpreendente, esta é uma boa opção para agitar o churrasco de fim de semana, ainda mais com os preços camaradas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.