O que é Patch?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Patch?

(Fonte da imagem: PCM)

Os softwares nunca são perfeitos. Não é à toa que modificações sempre são lançadas pelas empresas desenvolvedoras, com o objetivo de promover correções em programas e jogos. Essas alterações são feitas por programas chamados “patch”, um termo que significa literalmente “remendo”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Problemas como bugs e vulnerabilidades são encontrados em praticamente qualquer software após seu lançamento, mesmo depois de ser testado exaustivamente ao longo de várias versões de testes. É aí que entra o patch: ele irá fazer uma série de correções para interromper disfunções identificadas por programadores ou até mesmo por usuários comuns.

Muito além da correção

Mas o patch não serve apenas para correções: ele também pode ser usado para melhorar a usabilidade e o desempenho de um software, e até mesmo mudar as regras de um game. Em suma, os patches conseguem fazer diversas alterações em um software.

Embora o patch seja destinado a corrigir problemas, alguns podem trazer novos inconvenientes, como ativar acidentalmente um bug que estava inativo. Em casos especiais, as atualizações podem conscientemente interromper uma funcionalidade. Por exemplo, removendo componentes de um fornecedor que não é mais licenciado ou desativar modificações feitas por terceiros em um dispositivo.

Um patch é a solução mais rápida e barata para promover correções, ideal para as empresas que não querem lançar novas versões de seus programas — o que muitas vezes geraria um custo desnecessário. Ele não é a melhor solução, mas consegue “quebrar o galho” até o lançamento da próxima edição do produto.

(Fonte da imagem: TuneUP)

Jogos de computador

Os jogos de computador são o tipo de software que mais recebem patches. Aqui, eles são usados para corrigir problemas de compatibilidade após o lançamento da versão inicial, tais como qualquer outro software. Mas os patches também podem ser aplicados para mudar diretrizes e regras em um jogo.

Essas correções podem ser motivadas pela descoberta de exploits dentro do modo multiplayer de um jogo, por exemplo, com o objetivo de ganhar vantagens injustas sobre os outros jogadores. Recursos extras e ajustes nos games muitas vezes também são adicionados. Esses tipos de patches são comuns em jogos de FPS multiplayer e em MMORPGs.

MMORPGs são games muito complexos, com enormes quantidades de conteúdo e que quase sempre dependem de correções após o lançamento da versão inicial. Além disso, através dos patches são lançados novos conteúdos e habilidades disponíveis para os jogadores.

Os servidores de um MMPORPG podem ser danificados severamente por um exploit, e por isso são muitas vezes retirados do ar rapidamente, a fim de aplicar um patch crítico com o objetivo de combatê-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.