6 programas que dão uma surra nos que você conhece

6 min de leitura
Imagem de: 6 programas que dão uma surra nos que você conhece

É comum que, ao longo da nossa experiência com computadores, nós elejamos alguns softwares preferidos para cada atividade que realizamos no mundo virtual. Contudo, depois de ter o seu plantel de programas eleito, muitas pessoas simplesmente fecham os olhos para os demais aplicativos.

Neste artigo, tentaremos mostrar que mudar pode fazer muito bem para a maneira como você interage com o PC. Além disso, daremos algumas dicas de softwares alternativos que possuem a mesma ou até maior qualidade que títulos extremamente populares. Abaixe as suas defesas contra novidades e tenha uma boa leitura.

Saia da mesmice

Por natureza, o ser humano possui uma resistência a mudanças. Depois que estamos acostumados com uma determinada rotina, trocar a ordem de um processo nos causa estranheza e é normal termos a sensação de que algo está errado. Afinal de contas, se algo está cômodo, por que teríamos que mudá-lo?

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Esse tipo de situação é muito comum no ambiente de trabalho. Empresas com um perfil de administração tradicional e mais conservador encontram grandes dificuldades para implementar novos projetos porque as pessoas não os aceitam. Todavia, isso também ocorre quando estamos sentados na frente do computador.

Depois de se acostumar com um programa específico, há quem rejeite toda e qualquer opção de software para aquela atividade. Porém, em muitos desses casos, a pessoa nem se dá ao trabalho de experimentar as alternativas existentes, arranjando defeitos (muitas vezes infundados) de todos os lados para tais softwares para justificar a preferência pelo programa já usado.

Com isso, essas pessoas podem estar perdendo interessantes oportunidades de descobrir formas mais simples, completas ou rápidas de executar as mesmas tarefas. Trocar de navegador, player de música, gerenciador de downloads, editor de imagem ou qualquer outro tipo de software pode ser uma maneira de conseguir uma nova experiência com o computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

Às vezes, um aplicativo desconhecido pode ser melhor do que imaginamos, apresentando as mesmas funcionalidades que softwares consagrados, mas com menor consumo de hardware ou recursos mais intuitivos. A nossa rotina no PC se baseia em adaptações às nossas necessidades.

Portanto, antes de fazer cara feia e sair falando mal de um programa, procure conhecê-lo e experimentá-lo – não custa nada e não machuca. Você pode se surpreender com muitos aplicativos nos quais nunca ouviu falar.

Algumas sugestões

Agora que já estamos mais abertos às mudanças, este tópico traz alternativas para alguns segmentos dominados por um ou poucos softwares. Para isso, escolhemos algumas das categorias mais buscadas por vocês no Baixaki. Neste artigo, deixamos de lado alguns tipos de programas nos quais acabaríamos caindo sempre nos aplicativos mais populares – como é o caso dos navegadores e antivírus.

Player multimídia

Por ser o tocador nativo do sistema operacional mais usado no mundo, é natural que o Windows Media Player seja o responsável pelo primeiro contato de um novato com a reprodução de músicas e vídeos. Entretanto, existe uma infinidade de players com ótima qualidade – incluindo o Winamp e o VLC Media Player.

Outro programa excelente para tal finalidade é o jetAudio. Mais do que apenas executar arquivos de áudio ou filmes, ele é capaz de converter arquivos multimídia, ripar e gravar CDs, acessar canais de rádio online, obter músicas na internet e muito mais. Além disso, a sua interface é estilosa, prática e personalizável. Sua compatibilidade também é incrível, suportando a maioria dos formatos de áudio e vídeo.

Download de vídeos do YouTube

De longe, o VDownloader é o programa mais baixado para o download de vídeos do YouTube – deixando para trás até mesmo o famoso aTube Catcher. Ainda pouco conhecido, o AllVideoDownloader pode agradar a você pela sua simplicidade e funcionalidade.

O software é compatível com mais de 280 portais de vídeos, como YouTube, Google Video, Dailymotion, Yahoo! Video, Vimeo, Megavideo e MySpace. Ou seja, você consegue baixar praticamente qualquer gravação veiculada na internet. Ele possibilita o download de dezenas de conteúdos simultaneamente, convertendo-os para os principais formatos da atualidade.

Outro atrativo do AllVideosDownloader é o seu visual, mostrando ícones grandes distribuídos por uma interface bem organizada e em português. Quer conhecer mais opções? Então clique aqui e seja feliz.

Assistir a TV no PC

Um segmento que tem crescido em ritmo acelerado é a reprodução da programação de canais de televisão via streaming. O Megacubo foi um dos precursores desse tipo de aplicativo e até hoje domina com ampla vantagem o ranking da categoria no Baixaki.

Embora menos conhecido, o CineMax não deixa nada a desejar se comparado aos concorrentes famosos. A variedade de canais ofertados garante que telespectadores de todos os perfis terão conteúdo de sobra para o seu entretenimento – sejam noveleiros, aficionados de futebol, apaixonados por seriados, vidrados em desenhos animados ou sedentos por conhecimento.

Outro relevante recurso para os brasileiros é o suporte para o português, seja por meio de dublagem ou legenda. A função de eliminação de popups com anúncios publicitários provou ser eficiente e é mais um ponto positivo deste software. Por fim, a interface elegante e prática do CineMax promove uma interação extremamente agradável.

Leitor de PDF

O Adobe Reader é quase uma unanimidade quando o assunto é leitor de arquivos PDF. Por ser o pioneiro nessa atividade, esse software faz parte do kit básico para qualquer computador há muitos anos. Contudo, o Foxit PDF Reader é um aplicativo que pode substituí-lo tranquilamente.

Apesar de ter um reconhecimento considerável, principalmente entre aqueles com mais experiência, ele tem todo o potencial para alcançar a notoriedade do programa da Adobe, pois permite a visualização, conversão e impressão de arquivos PDF com muita facilidade e rapidez.

Entre as suas principais vantagens, estão o suporte para JavaScript, a sua multilinguagem, o seu mecanismo de atualização e a interface moderna – com aspectos que lembram a aparência do Windows 7. Entretanto, o maior destaque do Foxit é a sua caixa de ferramentas que possibilita a inserção de comentários (com direito a corretor ortográfico), imagens, desenhos e até vídeos aos arquivos PDF.

Limpador e otimizador do sistema

Quando o computador está precisando de uma faxina geral, o CCleaner é a maior referência para a limpeza e otimização do sistema. Porém, ele não é o único programa a fazer isso com excelência. Embora não tenha 1% da popularidade desse software, o SlimCleaner é uma poderosa arma contra a lentidão do PC.

Ele reúne em uma única interface (muito bonita, diga-se de passagem) um limpador de arquivos inúteis, um otimizador das funções do Windows e ainda um gerenciamento completo de aplicativos e processos.

O seus recursos são distribuídos de forma muito inteligente, facilitando o acesso a tudo o que ele oferece. Além disso, cada pessoa que o usa pode avaliar se um aplicativo ou processo é bom ou não. Dessa forma, você é capaz de dar a sua nota e contribuir para que todo mundo saiba se corre algum risco ao utilizar determinado aplicativo. Vale muito a pena experimentá-lo.

Para baixar músicas

Baixar músicas da internet é uma prática muito comum. Fora os clientes de torrent, dois softwares que têm se destacado nos últimos tempos são o MP3 Rocket e o Songr. Com um número menor de fãs, mas com capacidade similar a tais aplicativos, o SciLor`s Grooveshark Downloader pode surpreendê-lo.

O programa utiliza a base de dados do Grooveshark – um dos serviços de streaming musical mais populares do mercado. Isso significa qualidade de som e um acervo enorme de canções em MP3 para você ouvir. Este aplicativo não precisa de instalação, ou seja, pode ser facilmente transportado em pendrives ou HDs externos.

Atenção! Não se esqueça de prestar atenção sobre os direitos autorais das canções que você está baixando, pois o download de conteúdos protegidos é crime. Com as devidas precauções, você só precisa aumentar o volume da caixa de som e aproveitar.

.....

Essas foram apenas algumas indicações de programas que valem a pena serem ao menos observadas. Fique à vontade para navegar pelo Baixaki e procurar por mais alternativas que satisfaçam as suas necessidades.

Você gostou das sugestões de softwares que demos? Conhece mais opções para os aplicativos mencionados? De quais outras categorias você gostaria de conhecer novas alternativas de programas? Compartilhe suas experiências e participe deixando o seu comentário.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.