D-Vasive: app de segurança rastreia acesso a microfone e câmera no Android

1 min de leitura
Imagem de: D-Vasive: app de segurança rastreia acesso a microfone e câmera no Android

Você se preocupa com quais são as permissões que os aplicativos instalados em seu celular possuem? Se sim, você deve saber que muitos dos apps mais populares da atualidade podem acessar seu microfone ou câmera a qualquer momento, mesmo que você não autorize o acesso naquele momento. Mas como saber quais os sensores utilizados e quando eles são solicitados pelos aplicativos?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para responder a essa pergunta com mais exatidão, John McAfee — o fundador da empresa McAfee, que abandonou a companhia no ano passado — acaba de lançar um aplicativo bem interessante. O D-Vasive funciona como um scanner de permissões e acessos, permitindo que os consumidores tenham relatórios detalhados de tudo o que acontece no Android, sem precisar rever cada aplicativo.

O D-Vasive mostra para os consumidores quais são os níveis de confiabilidade de cada aplicativo instalado, podendo ainda mostrar para os usuários quais são os sensores acessados por cada um deles — se um aplicativo ativar o seu microfone, um alerta será enviado para a sua tela e você saberá de tudo com detalhes, por exemplo. É possível saber também quais softwares solicitam câmera, conexões e vários outros dados.

Para os mais preocupados, o D-Vasive também pode enviar notificações por sons, vibrações e também por alertas em popup na tela inicial do smartphone. Ainda é possível configurar o app para que as varreduras aconteçam frequentemente. Na versão paga do aplicativo existe a opção de bloquear os recursos de qualquer software que não esteja na lista de confiança. Gostou da ideia? Pois a versão paga e a versão grátis estão disponíveis na Google Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.