Seguraça: rede se readapta constantemente para despistar hackers

1 min de leitura
Imagem de: Seguraça: rede se readapta constantemente para despistar hackers

Xinming "Simon" Ou, um dos professores responsáveis pelo projeto (Fonte da imagem: K-State News)

Pesquisadores da Universidade do Estado do Kansas, nos Estados Unidos, têm trabalhado em um projeto muito interessante: uma rede de computadores capaz de se modificar constantemente, com o intuito de dificultar a ação de hackers que tentem invadi-la.

De acordo com o press release liberado pela universidade, o estudo dessa nova tecnologia começou em abril e está sendo financiado pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea Americana, que disponibilizou um orçamento de mais de 1 milhão de dólares para um período de cinco anos.

Os alvos móveis (moving-target), como são chamados pelos experts em segurança, são redes que não possuem uma configuração estática, mas que podem se alteram automaticamente e de maneira aleatório, com intervalos regulares de tempo. Entre as mudanças efetivadas pela nova tecnologia estão  a alteração do endereço de aplicações na rede, o uso de outras instâncias de software e o reposicionamento de dados críticos do sistema. Tudo isso, de maneira transparente para quem estiver usando-a.

“Esta é uma grande mudança na ideia de cyber-segurança. As pessoas acham que, atualmente, estamos perdendo a batalha contra os agressores online. Portanto, para mudarmos fundamentalmente a  paisagem da cyber-segurança e reduzir os altos riscos, devemos implementar mudanças bruscas na forma como os computadores e redes são construídos e oranizados”, afirmou, um dos professores responsáveis pela pesquisa.

Fonte: Kansas State University

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.