Tira-Dúvidas: vírus e inicialização avançada

10 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: vírus e inicialização avançada

Bem-vindos a mais uma edição de Tira-Dúvidas no Baixaki! Hoje não temos tema específico, mas sim uma ótima coletânea de perguntas gerais, que com toda a certeza já passaram pela cabeça de muitos dos nossos usuários.

Para cada uma delas, procuramos oferecer as melhores soluções e alternativas, sem necessidade de formatações ou de medidas extremas.De vídeo, sistemas operacionais a vírus, você saíra deste artigo com uma boa dose de novidades para aplicar no seu dia a dia.  Vamos aos problemas!

Executáveis, Vírus, NvCPLDAEMON?

"Estou com uma dúvida: disseram-me que todo arquivo terminado em “EXE” é um vírus. Isso é verdade? E o que significa NvCPLDAEMON, REG_SZ RANDULL32.EXE, C:WINDOWS/SISTEM32/NVCPL.DII e NVS?

Por favor, me ajudem! E parabéns pelo ótimo trabalho."

Silvando Sarto.

Silvando,

Executáveis nada mais são que arquivos interpretados como programas pelo seu sistema operacional, que se abrem quando selecionados executando algum tipo de operação. Todos os programas — como o Photoshop, MSN, Live Mail e os próprios antivírus, por exemplo — possuem arquivos executáveis, que justamente fazem com que eles “rodem” no sistema.

Entretanto, é possível que vírus e outros malwares estejam escondidos por trás de arquivos desta natureza, se alojando em sua máquina assim que abertos. É justamente por este motivo que você deve tomar muito cuidado com arquivos maliciosos.

Somente rode os executáveis de fontes confiáveis, como os instaladores de programas vindos de sites como o Baixaki ou do site dos próprios desenvolvedores. Recebeu um e-mail suspeito, que mais parece engano e acompanha um executável não solicitado? Delete-o de sua caixa de mensagens imediatamente. Tudo vai do bom senso, e é sempre crucial ter um bom antivírus instalado.

PC protegido significa mais tempo livre para você

Quanto aos significados: NvCPLDAEMON, NVS (Modelo) e NVCPL.dll (C:WINDOWS/SISTEM32/NVCPL.DLL) são todos seguros, referentes à placas de vídeo da fabricante nVidia, fazendo com que elas funcionem devidamente (você tem uma dessas em seu computador, não?).

Agora, quanto ao REG_SZ RANDULL32.EXE, preste muita atenção ao verificar se o arquivo não era “RunDLL32.exe”. Se a resposta for sim, se trata de um executável do próprio Windows que habilita outras extensões. Se for algo parecido com RANDULL32.exe (a diferença é de apenas uma letra!), muito cuidado, pois pode ser um vírus.

Novamente frisamos: utilize um bom antivírus, tal como o AVG, Avast, Avira, Kaspersky ou ainda outros encontrados no Baixaki.

Intel Graphics e recuperação de programas na inicialização

"Um bom dia para todos  vocês do site Baixaki! Tudo bem? Primeiro, quero dar os parabéns pelo grande serviço que vocês fazem e também pelo fato do Baixaki ser um dos melhores sites de download do Brasil!

Por favor, me tirem esta dúvida: eu tenho um PC com Windows Vista Home Premium e na barra de tarefas — na parte onde aparecem os programas que iniciam junto com o sistema — eu desabilitei por acidente o programa chamado Intel Graphics Media Accelerator driver. Tem como eu habilitar ele novamente junto com os programas que iniciam com o Windows?

Ele tem alguma influência no desempenho do micro, ou não? Ele só aparecerá novamente na barra de tarefas se eu formatar o HD?

Grato por sua atenção, um abraço e até mais!"

José Ernani dos Santos Jr.

Como vai José? Esperamos que bem, ainda tranquilo e sem ter formatado o seu computador!

O “programa” que você desabilitou se refere, provavelmente, ao ícone que ficava na barra de tarefas, garantindo acesso às configurações da placa de vídeo (no caso, a Intel Graphics Media Accelerator). Se ele é realmente o driver ou apenas os controles da placa, não podemos ter certeza sem testes.

O recomendado é que você sempre deixe este tipo de aplicativo ativado, justamente para que ele se comporte como deve junto ao seu sistema operacional e tenha o desempenho para o qual foi projetado.

Mas o mais importante: não formate seu computador por causa disso! Existem duas maneiras muito simples de recuperar este ícone na sua barra de tarefas. A primeira delas é reinstalar o driver da placa, ótima opção caso você ainda tenha o CD ou o arquivo que contém o instalador (se não tiver, consulte o site da fabricante que você encontrará ou recorra a programas como o Everest para determiná-lo).

A segunda envolve alguns passos, mas é bem rápida e não requer prática nenhuma, confira:

•    Abra o menu Iniciar e digite “msconfig”, sem as aspas.

Basta digitar msconfig na barra

•    Abra o aplicativo que aparecerá na lista (caso surja uma mensagem de confirmação, aceite-a).

•    Na janela que se abrirá, selecione a aba “Inicialização de programas”.

Janela de configurações

•    Agora você verá uma lista cheia de entradas e com pequenas caixas de seleção à esquerda. Simplesmente localize a entrada referente à Intel Graphics e reative-a.

•    Ao clicar em “OK” será pedido para que o computador seja reiniciado. Salve seus documentos e confirme.

•     Na hora que o sistema acabar de carregar, será mostrada uma nova mensagem. Confirme-a, apenas marcando a opção para que ela não seja mostrada novamente (caso contrário, a cada vez em que o PC for reiniciado ela voltará).

Caso tenha dificuldades em localizar o aplicativo MSCONFIG, pressione a Win+R no teclado (a tecla com o símbolo do Windows mais a letra R), digite “msconfig” na caixa de execução e confirme. Os passos são basicamente estes, boa sorte!

Salvando um PC bem "ferrado"!

"Olá pessoal do Baixaki!

Tenho um problema no meu PC que já está me tirando do sério, programas teimosos. Baixei o IMBooster e o Avast. Achei o primeiro muito fútil e resolvi apagá-lo, mas ele não saiu da minha lista de programas a serem “Alterados ou Removidos”. Também já tentei apagá-lo através do CCleaner e até mesmo jogando sua pasta na lixeira, mas não consegui! =/

Quanto ao Avast, todas as vezes que ligo o meu PC, aparece uma mensagem: “Seu computador pode estar em risco”, dizendo que um vírus “RockIT” infectou meu HD e que o melhor jeito de apagá-lo é reiniciando o sistema e agendando uma varredura  para depois da inicialização (boot).

Os problemas do Avast são:

1    O aviso de infecção não é o aviso clássico dele, simplesmente aparece uma janela me avisando sobre a infecção e outra me pedindo para fazer um escaneamento antes da inicialização;

2    Tentei apagá-lo do meu PC por dois motivos: achei que ele estava infectado e também porque é um antivírus muito pesado, mas não consegui nem desativá-lo. Nem o removedor do Windows nem o CCleaner conseguem apagá-lo, me ajudem!"

Bruno Leonardo

Olá Bruno!

Seu computador está com uma série de problemas, não? Mas é provável que todos eles estejam ligados à ação de algum tipo de vírus ou malware. Sendo assim, vamos primeiro ao mais importante: a remoção das infecções.

O RockIT ao qual você se refere talvez seja um programa malicioso e pode estar impedindo o correto funcionamento do Avast durante a utilização cotidiana do computador, portanto serão necessários alguns procedimentos especiais para livrar sua máquina dele. Nada muito complicado, basta seguir as dicas com atenção.

•    O primeiro passo é baixar o Ewido neste link e instalá-lo em seu computador. Com isso feito, selecione o botão “Update” na tela principal e prossiga pelas opções até que as atualizações sejam baixadas e que o programa esteja preparado.

•    Ainda não faça um faça uma varredura no sistema, ao invés disso, reinicie o computador em modo de segurança (basta pressionar F8 logo depois dos avisos de BIOS durante a inicialização para ativar o menu de opções especiais, contendo o “Safe Mode”, ou Modo de segurança).

Tela de seleção de opções avançadas

•    Com o computador em modo de segurança, faça uma varredura completa utilizando o Ewido atualizado. Quando o processo terminar, mova todos os arquivos infectados para a quarentena e reinicie a máquina normalmente.

Se não houver efeito, ou se o Ewido não funcionar por problemas de conexão com o servidor, tente outras alternativas, mas repetindo as etapas da atualização e da inicialização em modo de segurança!

Agora seu computador deve estar livre dos problemas. Se mesmo depois de todas estas etapas o problema dos erros na desinstalação dos programas persistir, tente utilizar o Revo Uninstaller, um programa realmente muito potente capaz de eliminar os programas pela raiz!

Outra dica: Bruno, se você acha o Avast muito pesado para seu computador, experimente instalar alternativas como o AVG ou o Avira, ambos gratuitos e disponíveis aqui no Baixaki. Até a próxima!

Renomeando um PenDrive (e HDs também!)

"Gostaria de saber como eu faço para renomear um disco removível, como o Pendrive. Nem sei se isso é simples."

Gabriel Gramorelli Lima

Fique tranquilo Gabriel!

Acredite, o processo é muito simples — basta saber onde encontrá-lo — e vale também para seus próprios discos rígidos (HDs) no computador. Pronto para acompanhar? Então abra “Meu Computador”, localize a unidade que terá seu nome trocado (como Disco Removível (I :)), clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e escolha a opção “Renomear”, como mostrado na imagem abaixo:

Utilizando a opção renomear

O texto da etiqueta do Disco Removível ficará em azul, bastando você digitar o que quiser como novo nome. Se preferir, edite o nome pela opção propriedades (também acessada com um clique do botão direito):

Editando pelas propriedades

Viu só? Depois de descobrir o caminho, o procedimento torna-se muito fácil!

Opções Avançadas de Inicialização

"Olá pessoal do Baixaki ! Meu nome é Douglas.

Quando ligo meu computador, ao apertar a tecla F8 antes do Windows iniciar, eu entro no MS DOS (me desculpem se eu não estou sabendo me expressar bem). Pois bem, só que aparece tudo em inglês e gostaria de saber se tem como mudar o idioma para o português...

Valeu mesmo por terem respondido às perguntas que eu fiz anteriormente, pois vocês me ajudaram muito. A equipe Baixaki está de parabéns."

Tudo bem, Douglas?

A tela que você está vendo, apesar de parecer muito com o antigo MS-DOS (quase parte de museus!), é na realidade um menu voltado à seleção de opções avançadas de inicialização do Windows, disponibilizando escolhas como Modo de Segurança ou Última configuração Válida (de acordo com a versão).

Geralmente o idioma utilizado nela é o mesmo do CD ou DVD de instalação do produto, e ele não é alterado com os pacotes de linguagem que podem ser obtidos através do Windows Update, portanto a sua melhor escolha é realizar uma Atualização (inserindo o disco com o Windows ligado) com uma mídia em português do Brasil.

Sua tela deve estar assim, mas sem reflexos

De qualquer maneira, para ajudá-lo com a sua escolha enquanto você não consegue atualizar o sistema, aqui vai uma breve tradução de cada um dos itens no Windows Vista:

•    Safe Mode: Modo de Segurança.

•    Safe Mode with Networking: Modo de Segurança com Rede.

•    Safe Mode with Prompt Command: Modo de Segurança com Prompt de Comando.

•    Enable Boot Logging: Habilitar Log de inicialização.

•    Enable Low Resolution Video: Habilitar vídeo de baixa resolução.

•    Last Known Good Configuration: Última configuração válida.

•    Directory Services Restore Mode: Modo de Restauração de Serviços de Diretório.

•    Debugging Mode: Modo de Depuração.

•    Disable automatic restar on system failure: Desabilitar o reinício automático durante falha de sistema.

•    Disable Driver Signature Enforcement: Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver.

•    Start Windows Normally: Iniciar Windows Normalmente.

Boa sorte!

"Gostaria que vocês me informassem qual o método mais fácil de copiar um vídeo do YouTube e gravá-lo em DVD. Já baixei o vDownloader 8.1, mas preciso agora de um para gravar no disco. Seria ainda melhor um que fizesse tudo isso e que não fosse complicado de trabalhar, pois mexo com o computador há apenas dez meses e tenho 63 anos.

No aguardo, atenciosamente"

Armando Fontan

Armando, seja bem-vindo à seção de tira-dúvidas do Baixaki!

Em primeiro lugar, nossos parabéns pela sua força de vontade e insistência. Que seu caso sirva de exemplo para todas as pessoas que utilizam a idade como desculpa para fugir dos computadores. Eles podem nos auxiliar em muitas das atividades diárias, também na educação e em muitas outras coisas!

Infelizmente, até o momento não há um programa que baixe os arquivos e jogue-os diretamente para o DVD, portanto continue com o vDownloader ou opte por alternativas como o Orbit Downloader, que faz um ótimo trabalho e é bem veloz.

Agora com relação à gravação, é preciso saber se o senhor irá assistir aos vídeos em um aparelho de DVD ou no computador normalmente. Se for visualizá-los no próprio computador, o necessário é apenas um programa para salvar dados em discos. Bons exemplos são o Nero, o CDBurnerXP, JetBee e Infra Recorder (o JetBee e o Nero são os que tem interface mais simples, de acordo com a sua vontade).

Se for assisti-los em um aparelho de DVD será necessária uma conversão. Aí o processo não fica muito simples, mas programas como o Convert X to DVD fazem boa parte do trabalho sozinhos. Uma boa dica é conferir a nossa descrição de cada um deles.

É um processo que exige tempo

Mas um aviso para você e para outros usuários: por meio dos termos de uso de sites como YouTube e Google Video, é proibido baixar os vídeos dos usuários e salvá-los em DVDs ou CDs para posterior reprodução. Entretanto, a distribuição é livre pela internet, por meio dos códigos de visualização.

Outra coisa: a qualidade de alguns dos vídeos destes sites é muito mais baixa do que a de um DVD tradicional (cerca de 320x240 pixels contra 720x480, o que representa apenas metade da qualidade desejada), portanto a imagem não será das mais atraentes em uma televisão, principalmente se ela for muito grande.

A seção Tira-Dúvidas deste fim de semana acaba por aqui, mas continuaremos a responder as suas perguntas nas próximas edições, portanto não deixem de enviar suas sugestões, dúvidas e comentários para este endereço:

Até a próxima pessoal!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.