Homem vs. Máquina: quem é o melhor no tênis de mesa? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Homem vs. Máquina: quem é o melhor no tênis de mesa? [vídeo]

A fabricante especializada em robótica KUKA promoveu no mês passado um estimulante comercial. Ao anunciar o robô KR Agilus, o “jogador de ping pong mais rápido e ágil do mundo”, a empresa desafiou ninguém menos que Timo Boll, jogador profissional do esporte (bicampeão da Copa do Mundo — 2002 e 2005 —, é considerado um dos melhores mesatenistas da atualidade).

Juntamente com o teaser, a seguinte descrição foi publicada há um mês: “O robô incrivelmente rápido KUKA se depara com um dos melhores jogadores de tênis de mesa de todos os tempos. Quem tem a melhor técnica?”

Mas, afinal, quem venceria o aguardado duelo entre máquina e homem? O resultado da disputa foi divulgado nessa segunda-feira (10), e você o confere acima.

Pura publicidade

O vídeo publicado pela KUKA em seu canal oficial no YouTube possui mais de 2 milhões de visualizações (contagem esta feita até o momento de postagem desta notícia). E, como se pode naturalmente notar, o duelo não foi transmitido ao vivo ou sequer gravado em um take contínuo: recursos de edição foram usados aos montes pelos sagazes publicitários da empresa.

Acontece que tudo não passou de uma grande peça promocional – também no mês de anúncio deste curioso embate, a frase escrita pela KUKA como conclusão à descrição da futura partida foi esta: “O robô KR Agilus demosntra suas habilidades com a raquete de tênis de mesa – uma visão realista do que os robôs poderão ser capazes de fazer no futuro”.

Efeitos sonoros emocionantes, a aparente técnica invencível do KR Agilus, a criação de tensão e conseguinte reviravolta na "trama" são elementos que parecem ter saído de um roteiro hollywoodiano: acontece que, ao final das contas, o mocinho acaba vencendo.

Seja visto como fraude ou não, o vídeo publicado recentemente pela KUKA deixa claro, de fato, que os limites à robótica têm se alargado cada vez mais. Pelo placar de 11 a 9, Timo Boll "vence" a máquina toda articulada. “Não a melhor em tênis de mesa. Mas provavelmente a melhor em robótica”, lê-se ao final do vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.