Página da Ferrari no Facebook está sendo alvo de processo

1 min de leitura
Imagem de: Página da Ferrari no Facebook está sendo alvo de processo

Hoje em dia, a cara de uma marca é moldada, em grande parte, pelo papel que ela exerce online. Na conta entram itens como engajamento, compatibilidade com o público-alvo, boa comunicação e... Disputas legais, como no caso da Ferrari.

A empresa participou de uma colaboração mútua com dois suíços fanáticos pela empresa e criadores da primeira página intitulada com o nome da companhia no Facebook. Após anos de parceria, a marca italiana decidiu retirar o controle das mãos da dupla, ganhando um processo na justiça no meio do caminho.

Conheça a história

A marca italiana de carros esportivos é conhecida por ter fãs entusiásticos ao redor do mundo. Olivier e Sammy Wasems, pai e filho suíços, que se enquadram na categoria, decidiram expressar o amor pela marca no Facebook, em 2008, criando uma página dedicada a postar informações relacionadas a Ferrari.

Em contrapartida, a empresa decidiu utilizar a base já composta pela dupla para angariar mais engajamento: dessa maneira, a companhia enviou um email para a Olivier em fevereiro de 2009 propondo que a família cuidasse da página Ferrari (na época, marcando 500 mil fãs), em uma colaboração mútua.

O acordo durou até 2012, quando o controle começou a ser retirado das mãos do Wasems. Em pontuação feita no processo, o acordo não incluía a tomada dos direitos por parte da Ferrari. No dia 31 de julho, foi exatamente o que começou a acontecer: Olivier e Sammy foram rebaixados a criadores de conteúdo, no lugar de serem categorizados como administradores. No mesmo mês, após demandas por parte dos Wasems, o acesso até mesmo ao posto de editoria também foi revocado.

O objetivo do processo dos suíços é compartilhar os lucros da página, agora que eles não possuem mais controle da mesma. A estimativa (baseada em um estudo independente) é que cada curtir do Facebook tenha um valor próximo de 174 dólares e, quando o assunto é especificamente marcas de automóveis de luxo, a quantia sobe para mil dólares. Na conta final, a página da Ferrari seria avaliada em cerca de 16 bilhões de dólares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.