Curiosidades sobre emoticons e abreviações

3 min de leitura
Imagem de: Curiosidades sobre emoticons e abreviações

Quem conversa com vários contatos através de comunicadores instantâneos sabe que tempo não é necessariamente dinheiro, mas é... tempo. Logo, ao invés de gastar preciosos 65 caracteres para dizer que você está “feliz com um sorriso de orelha a orelha e com a linguinha de fora”, bastam poucos caracteres para você escrever :-p.

A palavra emoticon é a mistura de emotion (emoção) com icon (ícone). Ou seja, é revelar sentimentos através de símbolos diferenciados. Não envolve nenhuma profundidade filosófica, apenas é uma maneira descontraída e econômica de expressar reações em uma conversa.

Em comunicadores instantâneos, fóruns e bate-papos pela internet, os emoticons têm representações gráficas que também levam o mesmo nome. Perceba como no Windows Live Messenger basta digitar :-) para aparecer a simpática carinha amarela.

Pitada histórica

Os emoticons como conhecemos hoje percorreram um longo caminho até chegar aos padrões atuais.

Mais velho que a vózinha

Aqui apareceu a idéia de reduzir as palavras.Acredite, os emoticons têm um antecedente muito mais velho do que o próprio computador. Está documentado o uso do número 73 em código Morse com o significado de “amor e beijos” ou “cordialmente” em conversas mais formais. Obviamente que não era transmitido nenhum smile via ponto e traço, mas foi conhecida a ideia de reduzir palavras para dinamizar a troca de informações. Imagine um bate-papo via Morse. Só o "oi" já esfriava um café! Ah, detalhe: isso foi pra lá de 1850!

Pouco tempo depois, um sorriso era desenhado com uma barra invertida, um sublinhado e uma barra normal. Muito mais econômico do que bater "estou sorrindo".

O sorriso amarelo que todo mundo ama

Emoticons gráficos têm o mesmo nome dos de texto.O Smiley, aquela carinha amarela com um sorriso, surgiu na década de 60, como parte da estratégia de uma companhia de seguros para aumentar o moral dos funcionários. Não demorou muito e a simpática carinha virou um sucesso e continua como tal até hoje, sendo a base de todos os emoticons.

Em 1982, em um fórum de uma universidade estadunidense, foi convencionado o uso dos símbolos “:-)” “:-(“. Os créditos vão para Scott Fahlman. A mensagem do fórum foi recuperada vinte anos depois com as fitas de backup dos computadores. No entanto, alguns contestam esta versão e afirmam que símbolos que representam rostinhos foram utilizados em publicações na década de 60.

Dicionário de emoticons

Depois de uma pitada histórica, fica a pergunta: você consegue “decifrar” todos os emoticons e abreviações que encontra por aí? Por isso, veja este breve dicionário e veja se falta um na sua coleção. A verdade é que a lista de emoticons é enorme e não param de surgir novos deles.

Os mais básicos geralmente seguem um padrão, mas eles podem ser “tunados” com ou sem nariz (hífen) por exemplo. Não esqueça de complementar esta lista com comentários.

Alguns emoticons mais utilizados.Emoticons em alguns países orientais seguem um padrão mais detalhado. Veja alguns exemplos:

Emoticons orientais são mais elaborados.

BTW e FYI...

Além dos emoticons, há várias abreviações que os usuários usam para perder menos tempo para escrever. Convenhamos, escrever “LOL” é mais dinâmico do que “estou rindo alto, estão ouvindo???” Quase todas as abreviações vêm do inglês. Por exemplo, ao reagir a algo muito engraçado, é comum escrever “lol”. LOL é uma sigla para laughing out loud, que significa "rindo alto".

Quando a piada é ainda mais engraçada, você pode responder “rofl”, sigla de rolling on the floor laughing, que significa que você está "rolando no chão de tanto rir". Se você vai dar uma saída do MSN, escreva “BRB”. É a abreviação de be right back, que significa "já volto".

BTW é a sigla em inglês para by the way, que pode ser traduzida como "a propósito". FTW é a sigla para for the win. Ela é traduzida literalmente como para a vitória, mas é utilizada para indicar entusiasmo ou que algo é a melhor opção. Por exemplo: “cachorro-quente depois de balada ftw!”.

FYI é uma sigla mais formal, utilizada até em emails comerciais. É a sigla de for your information, "para sua informação". THX ou TKS pela leitura, ou seja, obrigado!

E LEMBRE-SE DE COMPLEMENTAR ESSA LISTA COM OS EMOTICONS E ABREVIAÇÕES QUE VOCÊ USA. PARTICIPE DA BRINCADEIRA!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.