Ex-funcionários da Microsoft trazem 'IllumiRoom' para o mundo real

1 min de leitura
Imagem de: Ex-funcionários da Microsoft trazem 'IllumiRoom' para o mundo real
Imagem: lightform

A Microsoft demonstrou um projeto chamado IllumiRoom na CES 2013 e deixou todo mundo boquiaberto com as possibilidades que um dispositivo do tipo conseguiria oferecer. Contudo, a gigante do software nunca transformou a ideia em um produto real. Por isso, ex-funcionários da empresa resolveram assumir a responsabilidade e criaram o Lightform, um dispositivo similar ao Kinect que se conecta via HDMI a um projetor que você já tenha em casa ou no trabalho.

Apontando o dispositivo para algum ambiente, ele já consegue identificar as formas e, em seguida, fazer uma projeção para deixar as coisas mais interessantes ou mesmo criar um ambiente interativo, onde você pode brincar com o real e com o virtual simultaneamente.

Não foram liberados detalhes mais específicos sobre como o Lightform funciona, mas ele deve se transformar em uma plataforma que permitirá rodar apps e jogos. A ideia inicial da Microsoft inclusive era mais voltada para games do que para qualquer outra coisa. O projeto IllumiRoom foi pensado como uma extensão do Xbox e aplicaria elementos projetados na parede dos usuários enquanto eles jogavam alguma coisa, seja estendendo o campo de visão para além da TV ou simplesmente adicionando alguns efeitos interessantes para uma maior imersão.

O Lightform, por sua vez, parece mais um elemento que possibilitará oferecer um elemento de decoração extra para ambientes e pode acabar sendo muito utilizado em instalações de arte e até vitrines, mostrando produtos de uma forma mais chamativa. Ainda não temos uma demonstração de como um jogo funcionaria nessa plataforma, entretanto. Confira o vídeo sobre o projeto inicial da Microsoft.

De acordo com os desenvolvedores, o dispositivo chegará ao mercado no verão do Hemisfério Norte, que acontece no mesmo período que o nosso inverno aqui no Sul. Portanto, entre o fim de junho e setembro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.