Veja quais são as linguagens de programação mais populares atualmente

1 min de leitura
Imagem de: Veja quais são as linguagens de programação mais populares atualmente

(Fonte da imagem: Reprodução/TIOBE Software)

O site TIOBE Software fez um estudo para analisar quais são as linguagens que estão sendo mais utilizadas em 2013, exibindo os que subiram ou diminuíram de posição. Se comparado ao primeiro mês de 2012, o PHP é o que se difundiu mais rápido, com um aumento total de 1,64%. Uma das possíveis razões da popularidade do PHP é o Zend Framework PHP – lançado no fim de 2012.

As linguagens Transact-SQL e PL/SQL  também se tornaram mais comuns e subiram algumas posições, com acréscimo de 0,99% e 0,34% no total, respectivamente. O índice feito pelo TIOBE é capaz de fornecer uma margem das linguagens mais comuns e das que estão caindo em desuso. Desse modo, é mais fácil decidir qual linguagem pode ser adotada no momento de criação de um novo software.

Índice para facilitar a escolha dos programadores

O indicador do TIOBE é atualizado mensalmente com base no número de engenheiros qualificados ao redor do mundo, cursos especializados e fornecedores. Os populares mecanismos de buscas, como Google, Bing e Yahoo!, também são utilizados para calcular as classificações. O índice não determina quais são as melhores ou as piores linguagens, somente exibe quais são mais comuns atualmente.

Vale lembrar que por mais que algumas linguagens de programação subam ou desçam de posições constantemente (o que pode transmitir certa instabilidade), elas não tendem a desaparecer tão cedo, já que as posições são sempre alteradas quando melhorias são lançadas para cada um dos colocados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.