NVIDIA lança GPU GeForce GTX Titan

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA lança GPU GeForce GTX Titan

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

A NVIDIA lança nesta terça-feira (19) a GPU GeForce GTX Titan, modelo que pode ser considerado a placa de vídeo mais rápida da atualidade. Com 14 SMX e 2.688 núcleos CUDA, a nova placa deve alcançar picos de 4,5 teraflops de desempenho.

A interface de memória é de 384-bit, contando com nada menos que 6 GB GDDR5, o que deve permitir ao jogadores executar todos os títulos disponíveis na atualidade com as resoluções mais altas possíveis. Outras especificações incluem, 288,4 GB/s de largura de banda da memória e taxa de preenchimento de 187,5 GigaTexels/segundo.

O nome Titan foi escolhido em homenagem ao computador do Laboratório Nacional Oak Ridge que em novembro de 2012, equipado 18.668 GPUs NVIDIA Tesla K20X, se tornou o computador mais rápido do mundo.  A GPU utiliza a tecnologia GK110 Tesla e é compatível com DirectX 11.1.

Menor consumo de energia

A GTX Titan foi desenhada para melhorar a performance das GPUs da empresa, usando menos energia e produzindo menos calor. O novo cooler permite também uma dissipação mais rápida de calor.

Outra tecnologia aprimorada nesta versão é a GPU Boost, introduzida na série 600, que ganha sua versão 2.0. Ela permite, por exemplo, rodar games a 80 Hz em monitores de 60 Hz, resultando assim em um overclock do monitor.

A empresa ainda não informou o preço do produto no Brasil, mas no exterior estima-se que ela deva custar cerca de US$ 999 (o equivalente a R$ 2 mil, sem impostos). O produto pode chegar às lojas norte-americanas ainda nesta semana.

GPU GeForce GTX Titan – Especificações

  • Clock do núcleo: 836 MHz;
  • Memória: 6.144 MB GDDR5;
  • Clock da memória: 6.008 MHz;
  • Interface da memória: 384-bit;
  • Largura de banda da memória: 288,4 GB/s;
  • SMX: 14;
  • Núcleos CUDA: 2.688;
  • Taxa de preenchimento: 187,5 GigaTexels/segundo.

.....

Em primeiríssima mão, o Tecmundo já está com a GeForce GTX Titan rodando Crysis 3 nas configurações máximas por aqui e, na próxima quinta-feira (21), vamos divulgar uma análise detalhada do produto. Fique ligado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.