Picasa: como baixar todas as fotos para o computador

1 min de leitura
Imagem de: Picasa: como baixar todas as fotos para o computador

Quando os primeiros serviços de armazenamento online surgiram, o espaço disponível para cada usuário não era nenhuma maravilha. Além disso, os preços também não eram tão interessantes, e as pessoas ficavam com um pé atrás em deixar seus arquivos pessoais como fotos e afins na nuvem.

Hoje, grande parte desses problemas não existe mais, e os serviços do gênero são boas opções para fazer backups dos arquivos que você tem no PC. O Picasa da Google é um deles. A ferramenta cria álbuns virtuais e permite que você, além de armazenar o conteúdo, compartilhe tudo com os amigos e faça alguns pequenos consertos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E se você perder seus arquivos originais e precisar baixar todas suas fotos do Picasa de uma vez? Em uma situação dessas, seria preciso fazer o download de cada álbum separadamente. Essa tarefa, no entanto, pode não ser tão simples caso você possua muitas coleções de fotos na nuvem.

Se você é uma dessas pessoas que não querem baixar álbum por álbum, mas precisam das fotos novamente no PC, siga as nossas instruções.

Passo 1

Primeiramente, você precisa estar logado em algum serviço da Google. Feito isso, clique na sua foto do perfil, no canto superior direito da janela, e depois vá até “Configurações da conta”.

Passo 2

Uma nova guia será carregada no navegador mostrando as configurações de conta para todos os serviços da gigante das buscas. Nessa nova janela, selecione o menu “Liberação de dados”. Agora, você poderá fazer o download de todos os seus dados e arquivos armazenados nas ferramentas da Google.

Para baixar apenas as suas fotos do Picasa, clique na opção “Faça o download das fotos dos Álbuns do Picasa”. Aguarde o carregamento da página e, se for preciso, forneça o seu nome de usuário e senha para a conta Google.

Passo 3

Depois disso, você poderá ver a página do Google Takeout. O serviço mostrará a quantidade de fotos e o tamanho estimado de todos os seus arquivos juntos. Agora, clique em “Criar Arquivo” e aguarde a compilação dos dados.

Quando o processo estiver concluído, clique em “Download” e forneça novamente as suas informações de usuário se for necessário.

O Takeout vai criar um único arquivo ZIP com todo o conteúdo que você tem armazenado no Picasa, seja ele grande ou pequeno. Por fim, depois que o processo for concluído, todas as suas imagens permanecerão disponíveis nos seus álbuns virtuais e, se for preciso, você poderá baixar tudo novamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.