Deixe sua Área de trabalho mais organizada com as estantes do Baixaki – vol. 6

7 min de leitura
Imagem de: Deixe sua Área de trabalho mais organizada com as estantes do Baixaki – vol. 6

Assim como a fachada de uma casa é a primeira aparência a ser notada na estrutura da construção, a Área de trabalho é a porta de entrada para o nosso computador. Se deixarmos essa tela desorganizada e completamente cheia de itens jogados, sejam eles úteis ou não, a sensação que nos dá toda vez que olhamos para essa bagunça é de desespero.

Hoje em dia, existem dezenas de modelos de wallpapers e diversas opções de ícones para personalizar a Área de trabalho. Com a utilização de itens como esses, é possível deixar a tela principal do seu computador exatamente do seu jeito, com desenhos, figuras e elementos especiais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Não é nenhuma novidade para os usuários do site que o Baixaki e o Tecmundo compreenderam a dificuldade que as pessoas têm em deixar a Área de trabalho superlinda e organizada, já que isso dá muito trabalho. Para evitar que você perca minutos preciosos do seu dia com a formatação da interface, uma boa saída é experimentar as estantes do Baixaki.

Clique aqui para baixar o pacote de wallpapers Estantes do Baixaki - vol. 6

Modelos presentes no volume 6

O sexto lançamento das estantes do Baixaki não possuem um tema específico, mas tendem, claramente, para o mundo da tecnologia. São cinco ilustrações disponíveis para esta versão e quatro delas mostram elementos relacionados à informática. O único que saiu diferente possui uma temática voltada para a natureza.

Árvore, raízes e gramado

O primeiro papel de parede do pacote mostra uma árvore alta com galhos repletos de verde e um céu extremamente azul. As prateleiras são disponibilizadas como buracos na parte inferior do desenho e ficam misturadas com as raízes dentro da terra.

Ampliar

Para os usuários que curtem assuntos relacionados à natureza, utilizar esse modelo de papel de parede para ajeitar os ícones em meio à terra vermelha do cenário provavelmente vai ser um trabalho divertido. Aproveite para encher a interface de itens, sem deixar nenhum quadrado vazio.

Circuitos eletrônicos e luz de neon

O segundo papel de parede foi desenvolvido especialmente para os aficionados em hardware ou, pelo menos, em circuitos eletrônicos. Já pensou em utilizar uma placa-mãe como prateleira na sua Área de trabalho? Com o sexto volume das estantes do Baixaki, isso é possível.

Esse modelo de wallpaper traz uma placa na cor verde (assim com as de verdade mesmo) e ainda mostra todos os circuitos que fazem parte dela. Os buracos que servem como prateleiras para os ícones da Área de trabalho são disponibilizados na extensão do desenho, como furos. Use esses espaços para caprichar na decoração da tela.

Ampliar

Fundo roxo, luzes azuis florescentes e quadradinhos iluminados de forma muito chamativa. Essa é uma descrição básica do terceiro modelo de wallpaper que vem junto com o pacote do sexto volume das estantes do Baixaki. Para quem curte ilustrações cheias de vida que deixam a sua Área de trabalho ainda mais animada, esse é o tipo ideal.

Prateleiras suspensas e tecnologia pura

Também com um fundo roxo, mas mesclado com uma luz azul que se origina no centro da ilustração, o quarto modelo de estantes deste pacote mostra prateleiras suspensas no ar. As plataformas exibidas na cor prata são seguradas por fios muito discretos que transpassam os objetos nas quatro pontas. São essas mesmas superfícies que servem como suporte para os seus ícones da Área de trabalho.

Ampliar

O último modelo de papel de parede traz um fundo mais escuro enfeitado com elementos coloridos com vários tons de azul e preto. No centro da ilustração, o usuário confere vários círculos e, ao redor deles, pode visualizar quadrados em forma de pares de colchetes. É nesses espaços que os seus ícones devem ser colocados.

Verifique qual é a resolução mais adequada

Assim como nos demais lançamentos, este pacote de wallpapers também traz seis tamanhos de resolução diferentes, sendo elas: 1024 x 768, 1280 x 800, 1280 x 1024, 1366 x 768, 1440 x 900 e 1920 x 1080. Para identificar qual delas se ajusta melhor ao seu monitor, é preciso verificar o tamanho utilizado atualmente pelo sistema e personalizar a forma como o plano de fundo se incorporou à tela.

Ampliar

Para fazer isso, clique em qualquer parte livre da Área de trabalho e selecione a opção “Resolução de Tela”. Em seguida, é aberta a janela de configurações, indicando a resolução recomendável para o seu tipo de monitor. Caso o tamanho encontrado não esteja disponível no pacote, utilize aquele que seja mais próximo do recomendado pelo sistema.

 

Caso o plano de fundo ainda não tenha ficado do jeito como você gostaria, é possível editar a forma com a qual o wallpaper vai se ajustar à sua tela. Para isso, basta clicar novamente com o botão direito do mouse sobre qualquer área livre do desktop e selecionar o item “Personalizar”. Em seguida, é preciso acessar as preferências dos papéis de parede.

A fim de realizar essa tarefa, clique no item “Plano de Fundo da Área de Trabalho”, situado na parte inferior esquerda dessa janela. Na próxima tela, na categoria “Posição da imagem”, o usuário deve selecionar a configuração que mais lhe agrada, deixando o wallpaper bem ajustado ao espaço do monitor.

Como colocar em prática a organização

Antes de começar a arrumação, é preciso alterar algumas configurações utilizadas pelo sistema em relação à apresentação dos ícones da Área de trabalho. Para que as estantes sejam utilizadas da melhor forma possível, é necessário deixar os itens do desktop livres, caso contrário, você não poderá colocá-los exatamente no lugar que deseja, a fim de utilizar corretamente as prateleiras dos wallpapers.

Deixe os ícones livres

Originalmente, os ícones da Área de trabalho são alinhados seguindo o desenho da grade invisível existente na tela. É devido a isso que normalmente o usuário não consegue colocá-los na posição que quiser, pois eles são puxados pela organização automática para o lugar pré-definido que esteja mais próximo. Porém, com as estantes, é preciso deixar os atalhos totalmente livres no desktop, pois só assim o usuário conseguirá colocá-los nas prateleiras dos papéis de parede.

Ampliar

A desativação do alinhamento automático é simples. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma área livre do desktop, selecionar a opção “Exibir” e, em seguida, desmarcar as funções “Organizar ícones automaticamente” e “Alinhar ícones à grade”. Agora você já pode partir para a arrumação.

Como tirar o símbolo de atalho dos ícones

Quando o usuário puxa ícones de programas para a Área de trabalho, o símbolo que representa o aplicativo geralmente é exibido com uma pequena seta no canto inferior esquerdo do desenho. Essa característica indica que aquele item é um atalho para a função real a qual ele está relacionado.

O Tecmundo possui um guia rápido que ensina uma forma fácil de retirar essa pequena seta, que quebra o clima de qualquer ícone personalizado. Para isso, siga as instruções exibidas no artigo Dicas do Windows 7: como retirar seta dos atalhos da Área de trabalho?.

Sugestão de ícones

Para os usuários que já aplicaram os papéis de parede na Área de trabalho, mas que ainda não se sentem completamente satisfeitos, nós disponibilizamos algumas sugestões de figuras para serem aplicadas, a fim de substituírem os desenhos dos ícones atualmente exibidos. As escolhas se baseiam no tema, cores e características de cada wallpaper. Confira as recomendações nas listas mostradas logo abaixo.

Desenhos da natureza

Para a ilustração inspirada na natureza, recomendamos aos usuários utilizarem ícones e figuras de pastas que tenham tudo a ver com o tema. Para isso, clique nos links mostrados a seguir para acessar desenhos de árvore, borboleta, sol, flor, elementos da natureza e muito mais.

Eco Health Icons: conjunto de ícones que mostram pedras, algumas com plantações crescendo sobre elas.

Elements Icons: conjunto com nove ícones no formato circular que representam os elementos da natureza, como ar, terra, água etc. Cada um deles é mostrado com uma coloração diferente, o que gera um efeito muito bonito na Área de trabalho.

Happy Trees Icons: quatro árvores com grandes sorrisos estampados no “rosto”, cada uma com um formato diferente.

Morpho Buttlerfly Icons: desenvolvido pelo artista Adrian Mescla, este pacote de ícones traz 40 imagens de borboletas dos mais variados tipos e cores.

Nature Icons: 14 ícones compõem esse pacote que traz desenhos de borboletas, flores, nuvens e muito mais. Todos os itens são ilustrações no estilo cartoon, coloridas e bem elaboradas.

Yoga Icons: pacote com 11 ícones que trazem borboletas, flores e demais ilustrações coloridas que remetem à ideia de natureza.

Circuitos elétricos

As sugestões a seguir correspondem ao wallpaper que mostra uma placa repleta de circuitos elétricos. Para combinar com a ilustração, você pode utilizar dois ícones que imitam o formato e os componentes presentes em uma placa-mãe. Junto com eles, confira outras opções de hardware. Clique nos links a seguir para conferir.

Motherboard Icon 1

Motherboard Icon 2

Hard Disk Icon

Flash Disk Icon

Mouse Icon

Server Icon

Monitor Icon

Ícones de tecnologia

Para os demais planos de fundo desse pacote, que possuem uma interface moderna e ligada ao mundo da tecnologia, recomendamos tipos de ícones que combinam com todos esses itens. As figuras mostram desenhos na cor prata. Clique aqui para conferir o conjunto de ícones.

Clique aqui para baixar o pacote de wallpapers Estantes do Baixaki - vol. 6

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.