O que é memória virtual?

2 min de leitura
Imagem de: O que é memória virtual?

(Fonte da imagem: iStock)

Se você é interessado em mexer nas configurações do sistema, certamente já se deparou com o termo “memória virtual”. O problema é que são poucas as pessoas que param para pensar sobre a importância que esse tipo de memória tem para o sistema operacional como um todo.

Antes de poder explicar o que é a memória virtual, é importante ao menos falar um pouco sobre a memória RAM. Embora não seja possível perceber em um primeiro momento, os sistemas armazenamentos RAM e virtual possuem uma relação muito grande entre si.

Primeiro: a memória RAM

A chamada memória RAM é o local utilizado pelo processador para armazenar as informações de tudo o que estiver aberto em seu computador, seja um jogo ou uma aplicação qualquer. Assim, conforme novos aplicativos vão sendo executados, a RAM é consumida.

O problema é que o espaço da memória RAM nos computadores é limitado, e os aplicativos consomem cada vez mais espaço nela. E quando a memória RAM se esgota, o que acontece? Muito simples: o processo utiliza a memória virtual.

(Fonte da imagem: iStock)

Memória virtual?

Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

Então por que existe a memória RAM?

Você deve estar se perguntando: por que usar a memória RAM? Não seria mais fácil simplesmente utilizar o HD para colocar os dados temporários? Não necessariamente. A principal diferença entre a RAM e o armazenamento virtual está na velocidade de acesso.

(Fonte da imagem: iStock)

O processo de leitura e escrita no disco rígido é extremamente mais lento do que na memória RAM. Dessa forma, acessar os dados presentes no recurso virtual é muito mais devagar do que no recurso físico.

Dessa forma, se o seu computador estiver com pouca memória RAM livre e precisar usar a memória virtual para armazenar os dados dos programas, certamente haverá uma queda de desempenho significativa.

Como ativar e configurar a memória virtual?

Para ativar a memória virtual do Windows, acesse o Painel de Controle e clique sobre o item “Sistema”. Agora, selecione a opção “Configurações avançadas do sistema”, localizada na coluna à esquerda da janela.

Na tela que abrir, acesse a guia “Avançado” e, em “Desempenho”, clique no botão “Configurações”. Uma nova janela será mostrada. Clique na aba “Avançado” e, em seguida, na opção “Alterar...”.

Você pode deixar que o sistema operacional faça o gerenciamento da memória virtual. É só deixar a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” marcada.

Caso queira ter a liberdade para escolher o espaço em disco que será reservado para os arquivos de paginação, desmarque o item citado acima, selecione a opção “Tamanho personalizado” e preencha os campos “Tamanho inicial” e “Tamanho máximo” com os valores desejados.

Para finalizar, clique em “Definir” e aguarde até que as alterações sejam, de fato, aplicadas. Depois, pressione o botão "Ok". Para saber mais a respeito de aceleração de memória RAM, acesse o artigo Acelerando a Memória RAM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.