NVIDIA e PACCAR anunciam parceria para criar caminhões autônomos

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA e PACCAR anunciam parceria para criar caminhões autônomos

Lembra quando a NVIDIA "só fazia GPUs"? Pois a empresa já deixou bem claro que realmente ama o mercado de hardware, mas também mostra a cada dia que pretende ir além disso — e cada vez mais longe. A empresa já equipa supercomputadores e também já está se integrando ao segmento de carros autônomos.

Agora, a nova aposta da NVIDIA está nos caminhões autônomos; por que não? Para isso, a companhia anunciou uma parceria com a PACCAR — uma das grandes empresas do ramo nos Estados Unidos. Juntas, elas vão trabalhar para conseguir criar caminhões que se dirigem sozinhos por estradas com segurança e estabilidade.

Sistema Drive PX 2

Por enquanto, há apenas um vídeo curto para mostrar o conceito da parceria — um caminhão sendo dirigido por computador em uma estrada com curvas, mas sem tráfego. Atualmente, a autonomia dele é considerada "SAE 4", permitindo a direção autônoma e o monitoramento do ambiente, como anota o RoadShow. Tudo isso graças ao Drive PX2, o computador da NVIDIA criado especialmente para autonomia de transportes.

Vale dizer que as iniciativas entre PACCAR e NVIDIA não excluem totalmente os humanos do processo de transporte. São citadas "melhorias de produtividade" e até mesmo "aumento de segurança" para os motoristas. No entanto, como isso vai acontecer ainda não sabemos...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.