Nokia Lumia 925: tudo o que você precisa saber

6 min de leitura
Imagem de: Nokia Lumia 925: tudo o que você precisa saber

Novo Nokia Lumia 925 (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Em uma época na qual os vazamentos de informações são extremamente comuns, a Nokia conseguiu surpreender a todos.

Sem que ninguém soubesse – e enquanto esperávamos a apresentação oficial do Lumia 928 –, eis que a empresa traz um novo e diferente smartphone: o Nokia Lumia 925.

O gadget foi anunciado hoje, dia 14 de maio, em um evento realizado na cidade de Londres, na Inglaterra. Ao contrário do Lumia 928 (que a princípio só será lançado nos EUA), a boa notícia é que o aparelho deve chegar aos quatro cantos do mundo.

E as surpresas não param por aí. Se o Windows Phone 8 segue firme como sistema oficial dos Lumia, o smartphone traz um corpo totalmente remodelado, hardware de ponta e mostra que a posição de mercado da Nokia continua seguindo uma direção específica: investir no poder das câmeras portáteis. Conheça um pouco sobre o novo Lumia 925.

O alumínio chegou

Uma das grandes novidades do aparelho é o seu corpo, quase que totalmente feito em alumínio. A empresa não abandonou o policarbonato (material utilizado em boa parte do corpo dos outros gadgets da linha), mas reduziu bastante a sua utilização no Lumia 925. Agora, ele está presente somente em uma parte da sua tampa traseira.

Corpo em alumínio: mais classe e elegância (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Com o metal, o smartphone ganhou uma cara nova, algo capaz de diferenciá-lo um pouco mais dos outros aparelhos da linha. Se você já viu os gadgets da linha Lumia em uma vitrine, sabe como todos são muito parecidos – algo que torna bem fácil a tarefa de você confundir um celular com o outro.

De quebra, segundo a Nokia, o metal não é somente um artifício de beleza. A antena do gadget deve ser ligada ao novo corpo, algo que deve conferir mais qualidade de sinal e garantir uma menor incidência de instabilidade durante as suas chamadas.

Mais bonito e bem mais enxuto

Se o alumínio deixou o Lumia 925 diferente, a presença do metal também conseguiu outras proezas. O gadget apresenta um visual mais “clean” e moderno. A presença do alumínio sempre confere um aspecto mais refinado aos aparelhos, e aqui essa regra não parece ter mudado.

Mais leve e fino (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

A substituição do policarbonato nas laterais também deixou o gadget bem mais “magrinho”. O novo celular da Nokia pesa apenas 139 gramas. A título de comparação, o seu antecessor, o Lumia 920, pesa 185 gramas. Ou seja, são quase de 50 gramas a menos no seu bolso.

Outra comparação também pode ser feita no tamanho do seu corpo. Como dito acima, ele ganhou uma boa enxugada, apresentando apenas 8,5 milímetros de largura. Novamente, se colocarmos o gadget ao lado do Lumia 920, podemos ver uma grande diferença, pois o aparelho mede aproximadamente 2 mm a mais, totalizando 10,7 milímetros.

Entretanto, para que o aparelho fique mais leve e fino, a Nokia precisou eliminar um dos recursos mais aclamados nos smartphones de ponta: o carregamento wireless. Quem quiser lançar mão da ferramenta precisará comprar uma capinha separada, que deve deixar o celular mais pesado, grosso e menos atraente.

Nokia Smart Camera

“Mais do que seus olhos podem ver”. O teaser da Nokia apareceu nos últimos dias e despertou a curiosidade de muitos aficionados por tecnologia. E a frase de efeito, como não poderia deixar de ser, trata dos novos recursos apresentados pela câmera do Lumia 925.

Câmera PureView ganhou uma lente de vidro (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

A tecnologia PureView, um dos principais recursos dos smartphones da Nokia, foi mantida e a câmera do gadget também é bem semelhante àquela vista no Lumia 920, permitindo que você tire fotografias com 8,7 megapixels de resolução. O flash duplo também foi mantido.

Aqui, entretanto, uma nova lente de vidro faz companhia às outras cinco lentes de plástico presentes na câmera. Assim, ao todo, o Lumia 925 traz nada menos do que seis lentes com a respeitável assinatura Carl Zeiss. Isso deve conferir às imagens muito mais qualidade e nitidez.

Além disso, há os novos recursos do chamado “Nokia Smart Camera”. Segundo a companhia, com o novo celular você terá a opção de tirar 10 fotos em sequência, todas em alta qualidade. A partir da captura, você pode escolher a imagem que mais lhe agradar, remover objetos indesejados e que tenham aparecido em alguns dos frames ou, então, criar imagens com efeitos de movimento, simplesmente combinando todas as fotografias.

Demonstração dos novos recursos de fotos inteligentes (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Outros novos softwares também utilizaram com mais qualidade os recursos da câmera do Lumia 925. O Oggl, por exemplo, aplicativo desenvolvido pela Hipstamatic, permite que você adicione filtros inteligentes e compartilhe as imagens em diversas redes sociais – incluindo o Instagram, ainda não lançado para o Windows Phone 8.

Para todos os Lumia

Como os novos recursos de “Câmera Inteligente” da Nokia são baseados quase que totalmente em software, a boa notícia chega também para os donos de outros aparelhos Lumia. Segundo a companhia, um pacote de atualizações chamado Nokia Lumia Amber, a ser lançado no próximo mês de julho, deve trazer algumas dessas ferramentas para os outros gadgets da companhia.

Hardware parecido

Se o corpo do Lumia 925 é bem diferente e a câmera ganhou recursos novos, o “recheio” que está por baixo da carcaça de alumínio é bem parecido com o seu antecessor, que também é um aparelho de ponta.

Hardware semelhante ao do Lumia 920 (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

A tela de 4,5 polegadas, presente no Lumia 920, foi mantida. Ela tem resolução de 1280x768 pixels, proteção da Gorilla Glass 2 e o chamado PureMotion HD+, o que confere mais suavidade na rolagem de tela durante a utilização dos programas. Aqui, a grande diferença fica por conta do AMOLED, tecnologia que substitui o IPS, usado no outro gadget.

No mais, o mesmo processador Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz está presente, assim como o solitário 1 gigabyte de memória RAM. A espessura mais fina do aparelho não sacrificou a bateria, que conta com 2.000 mAh de capacidade.

O armazenamento interno, em compensação, diminuiu pela metade: se no Lumia 920 há 32 gigabytes de espaço, aqui você terá que se contentar com 16 GB – isso sem entrada para cartões microSD. Ou seja, a Nokia quer que você tire cada vez mais fotos, mas isso não significa que elas devem ficar gravadas no seu aparelho. Confira as específicações do gadget:

  • Sistema operacional Windows Phone 8;
  • Tela de 4,5 polegadas com resolução de 1280x768 pixels, proteção da Gorilla Glass 2 PureMotion HD+;
  • Bateria com 2.000 mAh de capacidade;
  • 1 gigabyte de memória RAM;
  • Armazenamento interno de 16 gigabytes (mais 7 GB na nuvem);
  • Processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz;
  • NFC;
  • Câmera traseira de 8,7 megapixels com tecnologia PureView;
  • Novos recursos de “Câmera Inteligente” da Nokia;
  • Câmera secundária com resolução de até 1280x960 pixels.

Corpo de alumínio, o parceiro ideal para o “Homem de Aço”

Para o lançamento oficial do aparelho, a companhia finlandesa está fechando um acordo com a Warner Brothers e o próximo grande lançamento do estúdio: “O Homem de Aço”, filme estrelado por um dos heróis mais famosos do planeta: o Super Homem.

A ideia é provavelmente associar o corpo de alumínio do gadget ao título do filme. Assim, materiais exclusivos sobre o lançamento devem chegar para quem adquirir o novo Lumia 925. Nada que vá surgir como um fator decisivo na hora da compra, mas trata-se de um movimento de marketing bem interessante.

Sem data para o Brasil

Se você ficou interessado no novo aparelho da Nokia, aí vem uma má notícia: o gadget ainda não tem data de lançamento confirmada para o Brasil. A parte boa é que a companhia garantiu que o celular será lançado no país – ele inclusive já ganhou uma página no site da empresa.

Sem previsão de lançamento no Brasil (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Assim, o Lumia 925 chega, em junho, às lojas da China, do Reino Unido, da Alemanha, da Itália e da Espanha, nas cores grafite, cinza e branca. Na Europa, o aparelho deve sair por cerca de 469 euros, cerca de 1.225 reais no câmbio atual.

Já nos Estados Unidos, o aparelho será vendido exclusivamente pela operadora T-Mobile, por isso a estratégia de preços pode ser diferente de acordo com os planos de telefonia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.