Diferenças entre laptop e notebook

3 min de leitura
Imagem de: Diferenças entre laptop e notebook

Você sabe a diferença entre um notebook e um laptop? Sabe se você tem um ou outro? A resposta é simples: não há nenhuma diferença entre um e outro. As duas palavras designam o mesmíssimo aparelho.

A definição de notebook ou laptop é simples: um computador portátil, que pode ser usado com bateria ou na tomada, desenvolvido para fácil transporte e conveniência. Nos padrões atuais, um laptop dificilmente pesa mais que cinco quilos (a média é três quilos). A principal característica de um computador portátil é unir as funcionalidades de um computador comum em uma única unidade compacta.

Obviamente, desenvolver e produzir um computador portátil é mais complicado do que desenvolver computadores de mesa. Logo, os componentes de um computador portátil devem ser pequenos (ah, claro!), utilizar pouca energia e produzir menos calor que componentes de desktops, pois as saídas de calor são muito menores.

Por isso, é muito comum encontrar um portátil com as mesmas capacidades de um convencional, porém mais caro.

Um grande passo dos notebooks para a redução de tamanho foi o uso de tecnologias de telas finas, o que incentivou o desenvolvimento e a busca por imagens cada vez mais perfeitas.

O TrackBall, alternativa da IBM para o mouse.Os computadores portáteis também se caracterizam pelas suas alternativas a componentes como mouse.  A IBM patenteou o TrackPoint, que funciona baseado na tecnologia do TrackBall, ou seja, aquela bolinha vermelha posicionada entre duas teclas que funcionam como mouse. Diversas outras marcas também usam este método.

O touchpad. Muita gente gosta, muita gente, não.Outra tecnologia de mouse é o touchpad, aquela superfície sensível que interpreta os movimentos do dedo para usá-los como guia do mouse. Em outros casos, sempre há a possibilidade de usar um mouse externo através de conectores PS/2 em computadores mais antigos ou portas USB em modelos mais modernos.

Um fato curioso é que, mesmo com todas as tecnologias, um laptop geralmente não consegue o mesmo poderio de um computador de mesa com as mesmas características, especialmente em termos de áudio e vídeo. No entanto, a popularidade de computadores portáteis cresceu muito nos últimos anos, em parte pelo fato de que a maioria dos usuários não identifica essas diferenças, tamanha sutileza entre elas.

As maiores fabricantes de laptops são Apple, Compaq, Dell, IBM e Toshiba.

Como isso?

Como é possível reduzir todas (ou quase todas) as funcionalidades de um computador em um dispositivo bem menor? Em primeiro lugar: monitor e teclado fazem parte de uma estrutura única. Ao invés de fios que conectam periféricos a uma central, tudo funciona em um único espaço.

Processador

Processadores têm capacidade ligeiramente reduzida.Um processador de laptop trabalha em menor voltagem para reduzir a produção de calor. Isso reduz sua capacidade. Geralmente, o processador funciona melhor quando o laptop está ligado na tomada.

Para economizar espaço, o processador é anexado à placa-mãe sem o uso de conectores. Isso deixa o componente mais compacto, mas, em muitos casos, não permite a remoção do componente. Por último, para economizar energia, geralmente um processador entra em modo “soneca” ou de redução de capacidade quando ele é pouco exigido ou não está em uso.

Memória

A memória de um notebook pode compensar eventuais reduções de performance do processador. Quase sempre, é possível substituir este componente para melhorar a performance.

Memória trabalha em conjunto com processador e pode ser melhorada.

Disco rígido

O disco rígido de um laptop geralmente têm menor capacidade e tamanho menor. Eles trabalham em velocidade menor para reduzir emissão de calor e consumo de energia.

Disco rígido de um notebook.

Áudio e vídeo

A maioria dos computadores portáteis tem centro de processamento gráfico como parte integrante da placa-mãe ou uma placa menor desenvolvida especialmente para esta finalidade. nVidia e ATI são as fabricantes deste nicho. Para economizar espaço e consumo de energia, a unidade gráfica e o processador compartilham memória.

Notebooks têm bom poderio gráfico para navegação na internet e outras finalidades, mas podem encontrar dificuldades com jogos modernos tridimensionais. Alguns modelos específicos, desenvolvidos para quem gosta de jogos, melhoram esta situação, pois têm memória de vídeo adicional.

Geralmente, computadores portáteis também têm placas ou processamento de áudio integrado à placa-mãe. No entanto, uma placa de som de última geração não cabe em um computador portátil, assim como uma caixa de som de qualidade. Muitos usuários complementam o áudio com controles externos.

Bateria

Exemplo de bateria para laptops.

As baterias de um computador portátil podem ser de níquel/cádmio, níquel híbrido ou de íon lítio. O primeiro tipo foi o primeiro a ser utilizado, tem duração de cerca de duas horas e é marcado pelo efeito memória.

Baterias híbridas duram mais, sofrem menos efeito memória, mas têm uma vida útil menor. As baterias mais modernas são feitas de íon lítio. Elas pesam menos, duram bastante e não sofrem efeito memória.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.