Exposição é montada com eletrônicos clássicos que seriam jogados fora

1 min de leitura
Imagem de: Exposição é montada com eletrônicos clássicos que seriam jogados fora

Você já imaginou que itens raros de décadas passadas são descartados com frequência como lixo? Ao ler isso, colecionadores de antiguidades têm um pequeno ataque do coração. A cooperativa de reciclagem de lixo eletrônico Coopermiti, por exemplo, recebe diariamente diversos aparelhos descartados e, entre eles, muitas vezes encontram verdadeiros tesouros que ajudam a remontar a história da tecnologia.

Sendo assim, a organização montou um acervo com os equipamentos encontrados nessa autêntica mina de ouro. Os mais antigos datam da década de 1930 e incluem eletrodomésticos, brinquedos e telefones.

Algumas das peças mais curiosas presentes no museu incluem o saudoso Atari 2600, o clássico Telejogo – primeiro console lançado por aqui —, uma máquina de datilografia e até mesmo o brasileiro Unitron Ap II – a cópia tupiniquim do Apple II, um dos primeiros computadores da Maçã.

Todo o acervo fica localizado no galpão da Coopermiti, no bairro Casa Verde, em São Paulo. A instituição leva a exposição de forma itinerante para eventos e empresas, para alertar sobre as práticas de descarte consciente.

Para conhecer o museu, agendar visitas escolares ou até esclarecer dúvidas sobre como entregar equipamentos para reciclagem, basta entrar em contato com a equipe. Se você está muito longe do local, pode conferir as peças na página da cooperativa, neste link.

...

Já pensou se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Agora isso é real! Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.