Como instalar aplicativos no Android utilizando arquivos Apk

Um guia passo a passo de como instalar aplicativos no Android fazendo download dos pacotes de instalação através do computador.

Em outro artigo, explicamos como é possível instalar aplicativos no Android utilizando a leitura de códigos QR Code, através do programa Barcode Scanner. No entanto, também é possível baixar aplicativos no computador e enviar os arquivos de instalação para o celular.

Existem duas formas para fazer este tipo de instalação e para cada uma delas há um aplicativo que pode ajudar. A opção de instalação de programas via .apk é útil, pois além de não haver necessidade de buscar o programa no Android Market, você pode baixá-lo em seu computador e enviá-lo para o celular quando quiser.

No entanto, para realizar a instalação é necessário procurar por dois aplicativos essenciais para usuários do Android. Confira abaixo o guia passo a passo via ASTRO File Manager e Dropbox.

Android Market      ASTRO File Manager    Dropbox

ASTRO File Manager

Procure por ASTRO File Manager no Android Market, através do smartphone. Em seguida, clique em instalar. Este programa é básico para qualquer aparelho com Android, pois permite que você gerencie os arquivos do cartão de memória, em modo semelhante ao Windows Explorer.

ASTRO File Manager

Em seguida, faça o download do arquivo .apk no seu computador através do Baixaki. Conecte o aparelho à máquina e transfira o arquivo .apk para o cartão de memória do celular. É recomendável criar uma pasta específica para este tipo de arquivo.

Desconecte o cabo USB e abra o aplicativo ASTRO File Manager. Procure pela pasta criada por você e clique sobre o arquivo .apk. Selecione a opção “Open App Manager” (Abrir Gerenciador do Aplicativo) e em seguida clique em “Install”.

ASTRO File Manager  Instalar aplicativo.

Mesmo que você não esteja conectado à internet é possível realizar a instalação.

Dropbox

Outra forma de realizar a instalação de arquivos .apk é através do aplicativo Dropbox. Ele é uma espécie de pendrive virtual, permitindo que você mantenha arquivos armazenados na internet e os acesse de qualquer lugar.

Para utilizar este formato, também é necessário instalar o Dropbox em seu aparelho. Procure por ele no Android Market e clique em “Instalar”. Se você ainda não possui uma conta, pode criá-la através do próprio aplicativo ou no site do desenvolvedor.

Dropbox

Faça o download do arquivo .apk no computador e abra o site do Dropbox. Faça login com email e senha e clique na opção “Upload”.

Dropbox

Escolha o arquivo .apk e clique em “Start upload”. Rapidamente, seu arquivo estará disponível no site.

Dropbox

Agora, não há necessidade de conectar o aparelho ao computador via cabo USB, como na instalação com o ASTRO File Manager. No entanto, você precisa estar conectado a internet.

Abra o aplicativo no seu aparelho Android e faça o login. Em seguida, procure pelo arquivo .apk que você acabou de mandar através do computador.

Dropbox   Dropbox

Clique sobre ele para fazer o download e o Dropbox vai redirecionar o arquivo .apk  para o Android Market. Selecione a opção “Instalar” e pode testar seu novo programa para Android à vontade!

Instalar aplicativo.

Vantagens e desvantagens

As duas formas de download e instalação de aplicativos podem ser úteis, basta escolher aquela que se aplica melhor a você. Quem está sempre conectado, com plano de dados ilimitado ou conexão via Wi-Fi pode utilizar a opção Dropbox para armazenar virtualmente os arquivos de instalação.

No entanto, usuários que nem sempre estão conectados podem optar pelo ASTRO File Manager que, apesar de precisar do cabo USB, não utiliza necessariamente a conexão com a internet.

Agora, se você prefere o download através da leitura de códigos de barra, acesse o tutorial sobre QR Codes clicando aqui.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO