Novo conceito de GPS transforma painel de carro em display interativo

1 min de leitura
Imagem de: Novo conceito de GPS transforma painel de carro em display interativo

Um GPS diferente

A fabricante de carros Volkswagen criou um conceito de GPS que vai chamar muito a atenção dos motoristas. Depois do simpático robô AIDA, a empresa alemã fez nova parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, para a criação de um dispositivo de localização via satélite que utilize todo o painel do carro como display. Surgiu aí o AIDA 2.0

O objetivo do projeto é permitir que o motorista tenha fácil acesso à maior quantidade de informações possível. Os dados exibidos podem ir desde a rota traçada pelo usuário até o restaurante onde a família costuma almoçar aos domingos.

A ideia é construir uma base de dados com as preferências de cada usuário à medida que o sistema é utilizado. Dessa forma, quanto mais você interagir com o AIDA 2.0, maior será a quantidade de informações armazenadas e, como consequência, as sugestões exibidas no painel serão cada vez mais relevantes.

Toda a interação do usuário com o sistema seria feita por meio de gestos e botões holográficos disponíveis no volante do carro. Até mesmo os espelhos laterais do veículo teriam informações a respeito do que o motorista está vendo por meio deles.

Os envolvidos na criação do conceito por trás do AIDA 2.0 não revelaram maiores detalhes técnicos a respeito do funcionamento do dispositivo, mas o vídeo abaixo dá uma ideia melhor de como o sistema funcionaria e também de como seria a interação do usuário com o superdisplay.

Um dos problemas mais evidentes do AIDA 2.0 é a distração do motorista. Com tantas informações sendo exibidas bem ao alcance dos olhos, pode ser difícil manter o foco no trânsito por muito tempo.

AIDA: como tudo começou

O AIDA (Affective Intelligent Driving Agent) é um projeto criado pelo MIT e pela Volkswagen que tem como objetivo desenvolver produtos e aplicativos para automóveis que tragam maior conforto e facilidades para os motoristas. O primeiro resultado da parceria foi o simpático robô AIDA que, de maneira amistosa, indica o caminho e dá dicas de trânsito para os usuários.

A continuidade do projeto deu origem ao conceito do AIDA 2.0. Nenhum dos envolvidos deu maiores detalhes do sistema, nem mesmo para dizer se o conceito pode ou não sair do papel e virar realidade nos próximos anos. No site do MIT, é possível encontrar mais informações a respeito do projeto AIDA e do simpático robô desenvolvido.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.