Microsoft está 'mandando spam' para usuários do Chrome instalarem extensão

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft está 'mandando spam' para usuários do Chrome instalarem extensão
Imagem: techcentral

A Microsoft fez um grande esforço para convencer os usuários do Chrome e de outros navegadores a mudarem para o Edge, mas esse browser, até o momento, não tem conseguido cooptar muita gente. Agora, a empresa parece estar com uma nova estratégia para, pelo menos, fazer os usuários do Chrome usarem uma extensão feita pela empresa.

De acordo com relatos de usuários ao Myce e ao Engadget, uma popup estaria aparecendo na Área de trabalho das pessoas assim que elas fixam o Chrome na Barra de tarefas — ação que dá a entender que elas pretendem usar esse browser mais frequentemente. A popup, como você pode conferir, traz a seguinte mensagem:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Compare preços online rapidamente. Obtenha o Personal Shopping Assistant da Microsoft para Chrome”.

Ao clicar na tal janelinha, que é praticamente um spam, a pessoa é levada para a Chrome Web Store, onde elas podem adicionar a extensão feita pela criadora do Windows. Vale notar que a aplicação ainda está em fase beta, mas consegue comparar preços e permite aos usuários favoritarem produtos em lojas online, bem como receberem aletas de mudanças nos valores.

Já estava lá...

Essa possibilidade de trazer popups diretamente na área de trabalho do Windows 10 já estava presente no sistema há praticamente um ano. Contudo, uma atualização estaria ativando a novidade, que aparentemente foi testada com a tal extensão para Chrome.

Por conta disso, usuários que receberam a notificação estão enchendo a página de download do Personal Shopping Assistant com reviews negativas. Isso na versão em inglês da página, pois em português não há qualquer comentário ou avaliação. Portanto, supomos que usuários brasileiros ainda não receberam a popup em seus sistemas.

Vale lembrar que, em algumas regiões, anúncios também já começaram a aparecer no Menu Iniciar do Windows 10. Fora isso, existe agora a preocupação de a Microsoft abrir para anunciantes essas popups e acabar tornando a experiência com o Windows mais complicada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.