Review: caixa de som Bluetooth Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

5 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som Bluetooth Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Bastante conhecida por seus mouses e teclados, a Logitech também quer se destacar no segmento de alto-falantes Bluetooth. Para tanto, a empresa lança o X50 Mobile Wireless Speaker, um dispositivo compacto, mas capaz de proporcionar uma experiência sonora acima da média de qualidade.

A Logitech enviou para um modelo do X50 Mobile Wireless Speaker para análise e o TecMundo testou esse pequeno dispositivo nos últimos dias. Além de um design atraente, uma bela combinação de cores – são cinco disponíveis – e tamanho reduzido, esse alto-falante realmente se destaca pelo volume produzido. Vamos ver como esse aparelho se saiu em nossa análise?

O Logitech X50 Mobile Wireless Speaker foi gentilmente cedido por empréstimo pela Logitech para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Especificações técnicas

  • Tipo de alimentação: bateria de lítio recarregável
  • Tipo de conexão: sem fio Bluetooth ou cabo 3,5 mm
  • Indicadores luminosos: azul, vermelho e púrpura
  • Vida útil de bateria: 5 horas
  • Potência (RMS): 3 W
  • Tamanho do driver: 38,1 mm
  • Nível de pressão sonora máxima (SPL Max): >78 dBC
  • Relação sinal/ruído (SNR): <-85 dbr="" li="">
  • Resposta de frequência: 132 Hz - 20 kHz
  • Impedância de entrada: 4 ohms
  • Controles de áudio: Mais volume, menos volume, Ligar/Desligar/Emparelhamento BT
  • Altura: 97,5 mm
  • Largura: 85,7 mm
  • Profundidade: 38,3 mm
  • Peso: 142 gramas
  • Comprimento do cabo USB: 15 centímetros

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Design compacto

O X50 Mobile Wireless é bastante compacto e cabe perfeitamente na palma da mão. São 97,5 mm de altura, 85,7 mm de largura e 38,3 mm de profundidade, o que faz desse alto-falante o companheiro ideal para ser levado na mochila. O pequeno acessório também é bastante leve – apenas 142 gramas –, não causando nenhum incômodo quando transportado.

No modelo que recebemos é realmente impressionante a boa sensação que esse design transmite

A sua construção é toda em plástico, mas na base há um revestimento emborrachado muito bem aplicado. Essa superfície ajuda a proporcionar uma pegada mais firme e evita que o X50 fique deslizando no plano sobre o qual foi colocado. Nas laterais, encontramos três acionadores: o volume para cima, o volume para baixo e o botão para ligar/desligar, que também é utilizado para fazer um sincronismo através do Bluetooth.

O Logitech X50 ainda possui uma pequena alça meio sem propósito, mas que pode ser útil caso você tenha alguma forma de prender o dispositivo à sua mochila ou a outro acessório. No topo, uma grade plástica protege a espuma do alto-falante e confere um visual único ao aparelho. No modelo que recebemos, com uma cor verde-limão/amarelo, é realmente impressionante a boa sensação que esse design transmite.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Qualidade sonora

Ao ligar pela primeira vez o X50, não há como não se impressionar com a qualidade sonora. Esse alto-falante da Logitech é capaz de emitir um som limpo, sem ruídos e bastante forte, o suficiente para preencher com facilidade um cômodo como um quarto ou até mesmo uma sala grande. Em nossos testes, muitos ficaram realmente surpresos com a potência sonora desse dispositivo.

Com relação à altura, também não constatamos muitos problemas. Os agudos parecem perder um pouco da elegância em volumes mais fortes, mas nada que ofusque a qualidade do X50. Nos graves, o aparelho se destaca por manter a força que algumas batidas transmitem em caixas de som com radiadores passivos, embora não cause o mesmo efeito.

Como uma potência (RMS) de 3 W, o X50 realmente surpreende os mais desavisados com sua força. Se você está procurando um companheiro compacto para alegrar suas festas ou reunião de amigos, esse alto-falante da Logitech provavelmente é a melhor opção disponível pelo preço que está sendo cobrado pela fabricante – o que discutiremos a seguir.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

O que vem na caixa:

  • Alto-falante Logitech X50 Mobile Wireless Speaker;
  • Cabo micro-USB;
  • Documentação do usuário.

Conectividade Bluetooth ou cabo 3,5 mm

Ao ligar o X50 pela primeira vez, o alto-falante já fica pronto para sincronização. Depois de conectado, ele está disponível para tocar qualquer som emitido pelo seu smartphone. A facilidade de utilização é um dos principais pontos positivos desse dispositivo, já que bastam alguns segundos para que ele esteja preparado para ser utilizado.

A conexão Bluetooth se mostrou bastante estável, não apresentando interferências ou outros problemas na conexão

Durante nossos testes, a conexão Bluetooth se mostrou bastante estável, não apresentando interferências ou outros problemas na conexão. Como a própria fabricante menciona, após 10 metros de distância do smartphone, o alto-falante realmente perde a conexão. Porém, percebemos que diante de barreiras físicas o aparelho se comportou bem.

Para aqueles que não dispõem de um celular com Bluetooth, é possível recorrer a um cabo auxiliar para conectar o Logitech X50 a outro dispositivo. Nessas condições, o alto-falante apresenta as mesmas qualidades de quando estava conectado pelo protocolo sem fio, com a desvantagem de perder um pouco da mobilidade.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Bateria

Rodando música em volume médio, constatamos que o X50 foi capaz de aguentar por volta de 4,5 horas longe das tomadas com a bateria completa. De acordo com a fabricante, essa marca deveria ser de 5 horas, mas isso depende muito da do volume e do tipo de conexão.

Para o padrão do mercado, essa é uma média razoável, principalmente levando em conta que é possível recarregar o aparelho pelo cabo micro-USB. Porém, a extensão do acessório decepcionou um pouco – apenas 15 centímetros –, dificultando a utilização para quem não dispõe de portas USB muito acessíveis.

Não pode mergulhar

Embora tenha muitas qualidades, sentimos falta de uma característica cada vez mais presente em alto-falantes portáteis com conexão Bluetooth: a resistência à água. A Logitech não menciona se o X50 possui algum tipo de proteção contra líquidos, motivo pelo qual resolvemos não testar essa característica nesse dispositivo.

Por conta da ausência da resistência à água, não é recomendado levar o X50 para festas na piscina ou para o banho

Por conta da ausência da resistência à água, não é recomendado levar o X50 para festas na piscina ou para o banho. Se você gosta de ouvir músicas nessas situação, o bom mesmo é procurar um acessório que conte com essa proteção.

Logitech X50 Mobile Wireless Speaker

Vale a pena?

Não há como negar que a Logitech caprichou nesse alto-falante: o X50 Mobile Wireless realmente impressiona por causa de sua qualidade e potência sonora. Usando somente esse dispositivo conectado ao seu smartphone, é possível proporcionar música para um ambiente relativamente grande sem se preocupar muito com fios e acessórios grandes.

O design do X50 também agrada, comum belo visual e combinações de cores bastante atraentes. Porém, dois pontos decepcionaram um pouco em nossa análise: o comprimento do cabo USB/micro-USB para carregamento e a falta da resistência à água. Se tivesse corrigido esses problemas, esse dispositivo seria praticamente perfeito.

Outro ponto que chama atenção é o preço. O Logitech X50 pode ser encontrado por valores que variam entre R$ 129,90 e R$ 199. Isso representa uma marca bastante atraente, especialmente se considerarmos alguns concorrentes do mercado para a mesma categoria. Mesmo com os pontos negativos apontados, com certeza vale a pena apostar nesse alto-falante se você está procurando um companheiro para alegrar suas festas e reuniões com amigos.

Quanto você pagaria por uma boa caixa de som portátil que funciona por Bluetooth? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.