Utilize o controle de seu Playstation 3 no seu PC!

3 min de leitura
Imagem de: Utilize o controle de seu Playstation 3 no seu PC!

Com o lançamento do Playstation, a Sony criou um dos melhores joysticks de todos os tempos, um design robusto, confortável, fácil de manusear e que proporcionava um controle intuitivo e extremamente acessível. O sucesso foi tão grande que a empresa manteve o desenho de seus joysticks através das encarnações posteriores do console: o Playstation 2 e o Playstation 3 têm controles com o mesmo formato, porém com sensibilidade a pressão e outras características marcantes.

Logo, a possibilidade de conectar um controle tão excelente em seu computador é uma perspectiva bastante interessante. Mas será possível? Com o conector USB, o reconhecimento do controlador pelo PC é relativamente simples e imediato, porém, por algum motivo, sua configuração e sua utilização são bastante complicadas, e exigem uma paciência bastante grande por parte do usuário, assim como muita vontade de utilizar seu controle de Playstation 3 no PC.

A INSTALAÇÃO

Antes de tudo, é, obviamente, necessário ter um controle de PS3 com o conector USB, aquele utilizado para carregar a bateria do joystick. Na sua utilização no console, a recarga é a única utilidade do cabo, mas a entrada USB garante que pode ser estabelecida uma conexão entre o controle e o PC. Provavelmente, se não houver problemas com a entrada USB utilizada, o joystick será prontamente reconhecido.

O controle SIXAXIS, para Playstation 3.O problema agora está em calibrar o controle e configurá-lo para funcionar com os jogos desejados. Uma sugestão testada pelo Baixaki é a utilização deste pacote de drivers, que devem ser instalados antes da utilização do controle. O executável libusb.exe deve ser rodado, e o aplicativo instalado no PC. Então, basta conectar o controle e utilizar o outro arquivo executável, o ps3sixaxis.exe.

Nós do Baixaki não conseguimos utilizar satisfatoriamente o controle, pois, apesar dele ser reconhecido pelo painel de controle do Windows e poder ser calibrado como um controle qualquer, a maior parte dos jogos reconhece o controle de maneiras estranhas e completamente desconfortáveis. Talvez as configurações específicas estejam sendo mal utilizadas, porém a verdade é que conectar um controle de Playstation 3 no PC é complicado e frustrante. Caso você, usuário, tenha sucesso nessa tarefa, comente e compartilhe o procedimento conosco e com outros leitores da nossa página.

ALTERNATIVAS MAIS FÁCEIS

Caso você realmente queira utilizar um controle de videogame em seu PC, a melhor opção é, sem dúvida, o joystick do Xbox360. Basta ter um receptor wireless específico, que graças ao fato do console, assim como o Windows, ser da Microsoft, a adaptação do controle é quase completamente automática, bastando apenas o download de um conjunto de drivers disponibilizados pela própria empresa. O controle custa por volta de U$50,00 e o receptor custa U$20,00.

Um controle da Clone, produzido no estilo da linha Dual Shock da Sony.Porém, alguns jogadores não se adaptaram ao formato diferente do controle do Xbox360, por ter uma longa experiência com videogames da Sony.  Existem joysticks que não são oficialmente produzidos pela empresa, mas que simulam quase todas as possibilidades fornecidas pela linha Dual Shock oficial. As marcas mais prestigiosas de joysticks são provavelmente a Logitech, a Clone e a Leadership.

A Clone e a Leadership são empresas brasileiras, e produzem controles e acessórios de qualidade, geralmente com um preço mais acessível para o mercado nacional. A Logitech é uma empresa internacional, com uma reputação de qualidade altíssima, e que garante tecnologia de ponta no desenvolvimento de seus produtos, porém devido ao fato de seus acessórios serem importados e desenvolvidos com muita qualidade, os seus preços não são muito amigáveis.

Tanto a Clone quanto a Leadership trazem diversos controles com um desenho perfeitamente igual ao do controle Dual Shock da Sony, para os fãs de Playstation. São controles simples, mas de alta qualidade, que fornecem todas as possibilidades necessárias para os usuários que já estão habituados ao controle por joystick. Porém, uma representação do padrão de tecnologia adotado pela Logitech pode ser visto no seu controle Chillstream, que conta com pequenas ventoinhas que refrescam a mão do jogador, evitando a transpiração, que danifica o joystick.

O inovador Chillstream, da Logitech.

Infelizmente, a utilização do excelente controle do Playstation 3 é muito complicada, pelo menos em relação aos outros joysticks. Como foi dito acima, caso você consiga utilizá-lo, compartilhe o seu método conosco e com outros usuários. Mas, em todo caso, há uma enorme variedade de controles, para todos os gostos, com diversas possibilidades de utilização e recursos, que vão satisfazer até os usuários mais exigentes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.