É audiófilo? Adaptador do iPhone 7 atrapalha a qualidade sonora de músicas

1 min de leitura
Imagem de: É audiófilo? Adaptador do iPhone 7 atrapalha a qualidade sonora de músicas
Imagem: 9to5Mac

A retirada da entrada de fones de ouvido P2 (3,5 mm) dos novos modelos do iPhone 7e iPhone 7 Plus gerou muita polêmica entre os usuários e até mesmo entre os fãs da marca. Contudo, para compensar essa “perda”, a Apple incluiu um adaptador para saciar os ânimos. Aparentemente, o único ponto negativo era não conseguir carregar o celular enquanto está com o periférico, mas há mais na história: a qualidade som diminui.

Os testes foram conduzidos pela revista alemã Heise (traduzido pelo BGR) e testaram a qualidade sonora pelo adaptador do último modelo com a versão 6s, do ano passado, e os resultados favoreceram o padrão de 3,5 mm comum. De acordo com os dados coletados pelo veículo alemão, há perda de decibéis e alcance dinâmico em diversos aparelhos.

Tabela comparando qualidade do som dos fones do iPhone

A diferença mais drástica está no iPhone 6s, que com o adaptador fica 4,5 dB (A) em músicas com qualidade de 24 bits; no iPad Air, a diferença é menor: 3,8 dB (A). Contudo, as canções de 16 bits também sofrem perda: 1,8 dB (A) e 3,1 db (A) no iPhone e no iPad, respectivamente. Você pode conferir todas as comparações na tabela acima.

O som perde um pouco de qualidade? Sim, mas não é nada drástico. De acordo com a própria revista alemã, trata-se de uma diferença muito pequena. Mesmo os mais fanáticos por qualidade sonora não conseguem distinguir direito. Se a qualidade da música for ainda pior, fica ainda mais difícil. Certamente, o adaptador prejudica um pouco, mas não é uma situação crítica.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.