Seleção: os melhores add-ons para o Internet Explorer 9

11 min de leitura
Imagem de: Seleção: os melhores add-ons para o Internet Explorer 9

O Internet Explorer 9 parece ter vindo para apagar as más lembranças das suas versões antecessoras. Com visual e funcionamento remodelados, o novo navegador da Microsoft compete novamente de igual para igual com os seus principais concorrentes, o Firefox e o Chrome.

O Baixaki preparou uma seleção de extensões para você que deseja turbinar o seu navegador com alguns dos melhores complementos existentes. São mais de 20 add-ons de todos os tipos, que vão trazer uma nova experiência de uso para o seu navegador.

Segurança

Se, para você, segurança vem em primeiro lugar, instalar complementos no navegador para aprimorar isso é essencial. Encontre aqui alguns dos melhores add-ons para tornar o Internet Explorer 9 ainda mais seguro e a sua navegação mais confiável.

McAfee SiteAdvisor

A segurança vem em primeiro lugar! Com este complemento a sua navegação é muito mais segura, já que ele funciona como um antivírus, vasculhando os sites que você acessa e avisando se eles são confiáveis ou não.

Barra de ferramentas do McAfee

Para saber se o site é seguro, veja o campo do McAfee na barra de ferramentas: se ele estiver verde, o site é seguro; já se estiver vermelho, é melhor não navegar por ali! Só tome cuidado com falsos positivos, que são um dos defeitos dessa extensão.

Dr.Web anti-virus link checker

Você está em dúvida se deve ou não deve acessar um link? Com o Dr.Web anti-virus link checker essa pergunta é respondida. Ele adiciona uma opção ao menu de contexto que varre o site antes de você clicar no link, e diz se ele é seguro ou não.

Saiba se o site que você quer acessar é seguro

Sempre que surgir a dúvida, utilize o Dr.Web anti-virus link Checker para se proteger. É melhor gastar alguns segundos a mais para acessar um site seguro, do que gastar bastante tempo depois removendo vírus, spywares e Cavalos de Troia.

Personal Block

Para se proteger contra spam e sites indesejados nos resultados de busca do Google, você pode bloquear determinados endereços para que eles não apareçam mais em sua pesquisa.

Bloqueie sites indesejados da busca no Google

Isso ajuda a deixar a sua busca mais limpa, mostrando apenas o que interessa de verdade. Sempre que algum link de spam surgir, clique no botão “Bloquear (nome do domínio)”. Mas atenção, pois essa extensão só funciona nas buscas em inglês!

WOT

O WOT (Web Of Trust) é como se fosse uma rede social voltada para a segurança. Com este complemento, você pode pesquisar sobre algum site e descobrir o que outros usuários acham dele, para saber se aquele é um ambiente seguro e confiável.

Classifique os sites que você visita

São quatro os critérios de avaliação: Fidedignidade, Confiabilidade do Fornecedor, Privacidade e Segurança para as crianças. Quando você acessar um site, pode compartilhar o que você pensa dele clicando no menu do WOT na barra de ferramentas e selecionando uma cor (entre vermelho, laranja, amarelo, verde claro e verde escuro) para classificá-lo em cada um dos critérios.

Redes sociais

Quem possui perfis em várias redes sociais gosta de estar sempre conectado da maneira mais prática possível. Confira aqui algumas extensões para três das maiores redes sociais da atualidade: Twitter, Facebook e Orkut.

CloudBerrie TweetIE

Se você quer escrever e enviar as suas mensagens no Twitter sem precisar acessar nenhum site, instale a extensão CloudBerrie TweetIE. Basta clicar no botão da extensão e mandar o seu recado em até 140 caracteres.

Envie postagens para o Twitter de maneira simples, diretamente no navegador

Apesar de não ser tão completo quanto o Echofon para o Firefox (Com ele, não é possível ler as atualizações da sua timeline), o CloudBerrie TweetIE é apenas o primeiro dos complementos para Twitter no Internet Explorer. Com a chegada da nova versão do IE, é muito provável que logo apareçam outras extensões mais completas para este navegador.

SocialPlus!

Mesmo quem não usa o Facebook já se familiarizou com a opção “Curtir” dessa rede social. Esse botão está em blogs, serviços online, em postagens aqui mesmo no Baixaki e no Tecmundo, enfim, está espalhado por toda a rede. Mas e se você pudesse dizer que não curtiu uma postagem de algum amigo seu no Facebook? O SocialPlus! Pode fazer isso, e muito mais!

Adicione novas funções ao Facebook

Com ele você adiciona alguns botões e funções para o Facebook e deixa a sua experiência nesta rede social muito mais intensa. Dê nota aos comentários dos seus amigos, insira emoticons nas suas postagens, personalize a aparência do serviço e muito mais!

Orkut Official Community Toolbar

O Orkut ainda é a rede social mais utilizada pelos usuários brasileiros, e a barra de ferramentas Orkut Official Community Toolbar é uma ótima maneira de ter acesso rápido a este serviço. Com ela, você pode acessar com poucos cliques os seus recados, amigos, fãs, e muito mais!

Tenha acesso mais rápido ao seu perfil no Orkut e não perca nenhuma atualização! Juntamente com a barra do Orkut, são instaladas algumas outras opções, como uma barra de clima para a sua cidade, um buscador, e muito mais.

Facebook Toolbar

Se você quer ver as atualizações dos seus amigos no Facebook diretamente na barra de ferramentas do Internet Explorer, adicione a extensão Facebook Toolbar ao seu navegador. Com ela, você confere tudo o que está acontecendo na rede social do momento!

Barra do Facebook

Solicitações, recados, amigos, eventos, praticamente toda a experiência do Facebook pode ser trazida para a sua barra de ferramentas. O complemento Facebook Toolbar possui opções simples e um visual que combina com esta rede social, facilitando o seu acesso de maneira elegante e inteligente.

Ferramentas para vídeos

Assistir vídeos no navegador é ótimo, mas poder baixá-los para ver depois também é uma opção agradável. Se você gosta de praticidade, conheça algumas ferramentas que vão deixar a experiência de visualizar e baixar conteúdos muito mais rápida e tranquila.

SpeedBit Video Downloader

A SpeedBit já é uma marca consagrada por usuários de gerenciadores de download e ferramentas para o YouTube, por se tratar de uma “família” de bons produtos, que cumprem os seus propósitos. O SpeedBit Video Downloader é uma complemento que fica na barra de ferramentas do Internet Explorer e , entre outras funções, pode baixar vídeos do YouTube e Vimeo rapidamente!

Baixe os seus vídeos rapidamente

Abra o vídeo, espere carregar completamente e então clique em “Download video”. O arquivo é salvo no formato FLV e pode ser tocado em qualquer player que execute este tipo de arquivo. Se preferir, use um conversor, como o Media Converter, para deixar o vídeo no seu formato preferido.

WebM for IE9

Ao contrário de outros navegadores, que possuem essa opção nativa, o Internet Explorer ainda não reproduz vídeos em formato WebM nativamente, é preciso instalar um plugin para que isso seja feito sem problemas. O WebM for IE9 soluciona essa falta, fazendo com que seja possível carregar mídias deste tipo no seu browser.

Não existem configurações para esse complemento e provavelmente ele nem será notado, mas todas as vezes que você precisar visualizar um vídeo em formato WebM, esse plugin entrará em ação, permitindo que a mídia seja carregada sem impedimentos.

Vidmaza Video Downloader

Outro add-on para baixar vídeos no Internet Explorer é o Vidmaza, que cria uma opção no menu de contexto do navegador, que possibilita o download de qualquer arquivo do YouTube. Para acessar essa opção, clique com o botão direito em qualquer parte em branco da janela do navegador (desde que você esteja com o vídeo aberto nesta mesma página) e selecione “Download video in this page with vidmaza.com”.

Faça download dos seus vídeos em instantes

Você é redirecionado para a página do serviço e pode escolher a extensão do arquivo que você deseja salvar. Apesar de não ser tão prático quanto a barra do SpeedBit Video Downloader, a possibilidade de baixar os arquivos em outros formatos (não apenas FLV) é um atrativo.

Personalização

Mais configurações, visual remodelado, opções de ferramentas na ponta do seu cursor! Personalizar o navegador significa deixá-lo mais agradável para o seu uso pessoal, e só você tem como saber o que é melhor para a sua experiência de navegação. Conheça ferramentas que podem ajudar a deixar o IE9 ainda melhor para o seu gosto pessoal.

Cooliris

Redescubra a internet com esse complemento para o seu navegador. Toda a sua navegação por fotos, vídeos e outros conteúdos se torna mais bonita e simples. Com o Cooliris você navega por uma parede cheia de miniaturas de imagens, cada uma indicando uma notícia, foto, vídeo, etc...

Uma nova experiência de navegação

Descubra novos filmes, encontre imagens, faça compras, veja as últimas notícias, faça muito mais! Tudo a partir de uma interface elegante e sofisticada, que deixa a sua navegação muito mais prazerosa.

FoxyTunes

Ouça música e navegue pela internet ao mesmo tempo, sem precisar alternar janelas! O complemento FoxyTunes adiciona os principais controles de áudio ao seu navegador, assim você pode pausar ou reproduzir uma música no seu player preferido sem precisar parar o que estava fazendo.

Controle o seu player diretamente do navegador

A melhor parte é que ele é compatível com a maior parte dos players de música, como o Windows Media Player, Foobar, Winamp, iTunes e muito mais! A barra do FoxyTunes é discreta e de tamanho pequeno, não ocupando muito espaço na tela.

IE9 Tweaker

Apesar de essa última versão do Internet Explorer ter implantado muitas mudanças e melhorias no navegador, ainda tem muito mais para ser ajustado. O IE9 Tweaker é um complemento que habilita a possibilidade de configurar alguns parâmetros a mais no seu browser.

Com ele, você tem acesso a configurações como a quantidade de downloads simultâneos, a criação de listas personalizadas de favoritos, a habilitação de um filtro de navegação, entre outras possibilidades. Consiga fazer muito mais com o seu browser, utilizando esse complemento cheio de opções a mais!

Velocidade e desempenho

Velocidade e compatibilidade são duas características que todos os navegadores precisam ter para que a experiência de uso deles seja satisfatória. Para melhorar ainda mais o desempenho do seu Internet Explorer 9, conheça uma ferramenta que trabalha em silêncio, mas pode fazer muito!

Google Chrome Frame

O Internet Explorer 9 está mais rápido do que as suas versões anteriores, porém, se você quer melhorar ainda mais esse aspecto da navegação, esse complemento é o mais indicado! Ele não muda nada, visualmente, mas a melhora de velocidade e desempenho é visível.

Além de deixar o navegador mais rápido, o Google Chrome Frame permite que sejam abertas com paginas que precisariam de plugins específicos, além de garantir que todos os serviços do Google funcionem sem problemas de compatibilidade com a tecnologia HTML5.

Educação

Escrever corretamente é muito importante, seja no idioma que for! Instale complementos no seu Internet Explorer 9 que tornarão o domínio do português e o entendimento de outros idiomas muito mais acessíveis!

Speckie

O corretor ortográfico do Word é uma grande ajuda para quem precisa escrever corretamente, e quer ter certeza de que nada está errado. Mas e quando é preciso digitar diretamente no navegador? Para não cometer deslizes, utilize o Speckie, um corretor como o do Word, porém no seu navegador.

Opções do Speckie

Ele sugere mudanças, sublinha as palavras que podem estar erradas, suporta vários idiomas, permite que palavras sejam adicionadas ao seu dicionário, e muito mais! Toda a facilidade de um corretor ortográfico diretamente no seu navegador.

QTranslator

Traduza rapidamente qualquer texto para o inglês com essa ferramenta prática. O QTranslator cria uma opção no menu de contexto do Internet Explorer para traduzir rapidamente qualquer texto  de que você precise. Basta selecionar o trecho desejado e clicar com o botão direito do mouse.

Traduza os textos no seu navegador

Ao fazer isso, você é redirecionado para a página do tradutor e pode escolher o idioma em que você deseja ver o texto. Nem sempre a tradução é perfeita, portanto tome cuidado e tente utilizar o QTranslator apenas como um guia.

Imagem

Ferramentas de imagens são aplicativos que geram, editam ou criam conteúdos como fotografias, screenshots e ilustrações. Se você deseja criar e editar capturas de tela do seu navegador com facilidade, conheça uma ferramenta poderosa que conta com várias vantagens!

Fireshot

Tire screenshots de sites inteiros, mesmo que ele não esteja aparecendo completamente na sua tela! O Fireshot É um complemento de criação de imagens para o Internet Explorer que tira e edita screenshots de páginas do navegador, adicionando texto, setas e muito mais.

Tire e edite screenshots de sites inteiros

A grande vantagem de se usar o Fireshot em vez de outras ferramentas para screenshots é que ele permite “fotografar” toda a página de uma só vez, mesmo o que não está visível. Dessa forma, não é preciso tirar vários screenshots e montá-los posteriormente.

Utilidades

Facilitar a navegação é o objetivo da maior parte dos complementos disponíveis para os navegadores em geral. Seja através de melhorias na experiência de uso, mais velocidade ou funções novas.

Aprenda a utilizar o seu browser de maneira mais completa com essas extensões que possuem objetivos diferentes, mas uma mesma finalidade: oferecer muito mais praticidade para o usuário.

Mouse Gestures

Deixei a sua navegação muito mais prática utilizando os gestos do mouse para realizar ações, como fechar uma guia ou recarregar a página. É muito simples instalar e usar esse complemento, basta configurar os gestos que você deseja habilitar e usá-los para ter muito mais agilidade no uso do Internet Explorer.

COnfigura os gestos do mouse e melhores a navegação

BackRex Internet Explorer Backup

Mude de computador, mas não perca os seus dados do navegador, como os sites favoritos, senhas salvas, etc... O BackRex é uma ferramenta de backups que salva as informações gravadas no Internet Explorer e permite que você exporte os arquivos com esses dados para restaurá-los na nova máquina.

Você pode também usá-lo para fazer backups periódicos das suas informações, garantindo assim que mesmo que ocorra algum problema no navegador, você não perca os seus dados.

Xmarks

Para quem utiliza várias máquinas e quer ter todos os seus favoritos e demais dados do navegador sincronizados em todos os computadores, o Xmarks é o complemento ideal. Com ele, você cria uma conta e exporta todos os seus dados online. Ao abrir o IE em outra máquina, basta instalar o complemento e fazer o download das informações.

Mantenha o IE sincronizado em várias máquinas

Mantenha, assim, as informações sempre sincronizadas automaticamente. Isso é ótimo para que, quem trabalha, possa salvar páginas no navegador da empresa para serem vistas em casa, por exemplo.

LastPass

Com um propósito parecido com o do Xmarks, o LastPass serve para salvar todas as suas senhas de maneira segura e poder utilizá-las em qualquer navegador que tenha este complemento instalado. Ele é um ótimo aliado na busca por mais segurança, já que as senhas não são salvas diretamente no navegador, e sim na extensão.

Utilize o botão do LastPass para organizar as suas senhas

Além disso, outro ponto forte do LastPass é que, com ele, você não precisa mais decorar uma porção de senhas, já que ele permite o uso de uma “senha mestre”. Usando o LastPass, você abre todos os seus sites com uma única combinação, a última senha da qual você precisará se lembrar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.