Review: roteador Intelbras WIN 300

5 min de leitura
Imagem de: Review: roteador Intelbras WIN 300

A internet virou necessidade básica no dia a dia, mas muita gente sofre com equipamentos que não entregam navegação de qualidade, principalmente quando tratamos dos modelos fornecidos pelas próprias operadoras.

Muitas vezes, os roteadores básicos não conseguem sequer ultrapassar duas barreiras, algo que força o consumidor a optar por sistema cabeado e ainda compromete a experiência em dispositivos que só trabalham com interface wireless.

Com a ideia de resolver esse problema, a Intelbras desenvolveu o roteador WIN 300. O modelo em questão integra a linha de produtos para redes domésticas e corporativas, sendo que ele tem como principal promessa a capacidade de entregar até cinco vezes mais potência na transmissão de dados, o que garante maior alcance no sinal.

Equipado com duas antenas que transmitem na faixa dos 2,4 GHz, o Intelbras WIN 300 é compatível com o padrão 802.11n e dá o suporte necessário para múltiplos dispositivos, bem como disponibiliza velocidades que alcançam até 300 Mbps. Os recursos anunciados prometem bons resultados, mas será que ele entrega tudo isso na prática? Vamos conferir.

Especificações

Design

As fabricantes de equipamentos de rede costumam priorizar a função em detrimento do design. Esta é uma verdade para muitos dos roteadores que nós já testamos, o que parece ser um tanto lógico do ponto de vista de projeto, já que não há necessidade de investir tanto no visual desses aparelhos, uma vez que eles não são tidos como equipamentos luxuosos.

O Intelbras WIN 300 segue a mesma regra: o projeto visual é bem básico, com formato retangular e cantos levemente arredondados. Essa simplicidade, no entanto, não reflete a funcionalidade do aparelho, a qual é bastante eficaz e inteligente.

A carcaça é de plástico, algo que, novamente, reforça o intuito da fabricante. Apesar de um tanto frágil, o material da carcaça garante leveza ao produto. Temos aqui um roteador bem pequeno, que pode ser facilmente acomodado em qualquer canto. Ele parece ter bastante espaço interno, já que acomoda bem os componentes e não apresenta problemas com temperaturas excessivamente elevadas.

Na parte de cima, a Intelbras instalou os ícones de funcionalidade, que brilham com LEDs na cor verde. Os elementos de representação são simples, mas informam rapidamente o usuário. Há itens para indicar a operação (ou inoperação) dos principais recursos. Os espaços luminosos são pequenos, mas não incomodam tanto, já que não são projetados para uso recorrente.

Atrás, o Intelbras WIN 300 conta com cinco conexões de rede (quatro portas para conexão local e uma para internet) e energia. O aparelho tem duas antenas, que já vêm instaladas e não podem ser removidas. Para facilitar na hora da instalação, a Intelbras adicionou orifícios na parte inferior do aparelho que permitem fixá-lo em uma parede.

Configuração simples e recursos essenciais

O processo de instalação e configuração do Intelbras WIN 300 é bastante simples. Ao ligar o aparelho pela primeira vez e conectar o cabo de rede a um computador, o usuário é automaticamente direcionado para o IP do roteador e orientado por um tutorial.

O passo a passo dá todos os detalhes sobre as etapas que devem ser realizadas até que o componente esteja devidamente pronto para o uso diário. Durante as etapas do assistente de configuração, há opções para nomear a rede wireless, adicionar senha WiFi e realizar ajustes de segurança.

Assim como já verificamos em outros produtos da Intelbras, o painel de administração do WIN 300 é muito simples e fácil de usar. As opções são bastante claras, os menus são rápidos e há poucas configurações escondidas.

É fácil encontrar as principais funcionalidades e deixar sua rede protegida em poucos minutos. Este roteador ainda conta com opções para administrar os aparelhos conectados, filtrar URLs (evitando que alguns sites sejam acessados) e até limitar a velocidade de download, de modo que determinados computadores não atrapalhem a navegação de outros.

Testes de desempenho

Analisar um roteador não é tarefa fácil, uma vez que os testes dependem da conexão com a internet para retransmitir os dados, bem como de uma série de fatores externos que podem impactar na velocidade de transmissão e também na transmissão do sinal.

Para conferir as capacidades de transmissão do Intelbras WIN 300, realizamos alguns testes práticos, visando avaliar tanto a potência do sinal quanto o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio.

A ideia é justamente averiguar esse aspecto, uma vez que já é mais do que comprovado que roteadores desse segmento conseguem suprir as necessidades em conexões cabeadas. Além disso, é importante ressaltar que este modelo visa justamente suprir as deficiências que existem nesse sentido, então os testes wireless são fundamentais.

Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Abaixo, confira alguns resultados de nossas verificações:

  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 30 metros
  • Velocidade boa (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 15 metros sem barreiras
  • Velocidade aceitável (acima de 30 Mbps) para distâncias de até 20 metros com barreiras
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com seis aparelhos)
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (seis aparelhos usados)
  • Sinal de alta potência (rede detectada a quase 30 metros de distância)
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 12 Mbps) com mais de cinco barreiras para distâncias de até 30 metros

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos; notamos diferenças por conta das diferentes capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 MB).

Nossos testes são realizados em ambiente corporativo, então divergências podem ser constatadas em testes feitos em cenários domésticos. Se a sua casa possui dois andares e muitas paredes de concreto, isso pode impactar na transmissão do sinal. Além disso, uma série de condições externas, incluindo outros aparelhos e redes WiFi podem causar distorções em sua residência.

Vale a pena?

O Intelbras WIN 300 é um roteador bastante simples, mas que cumpre o prometido. Apesar do design modesto, ele comporta um hardware robusto, capaz de entregar alta velocidade de navegação, gerenciar múltiplos dispositivos simultaneamente e ainda distribuir sinal wireless com muita potência.

O que percebemos é que o WIN 300 é uma ótima solução para redes domésticas ou mesmo para ambientes corporativos. O sistema de duas antenas garante bom sinal, mas certamente a capacidade adicional, que promete até cinco vezes mais alcance, é que chama a atenção.

Em nossos testes, este roteador da Intelbras conseguiu entregar experiência bastante satisfatória, quase se igualando a modelos mais robustos da D-Link e da TP-Link. As únicas desvantagens aqui ficam por conta da possibilidade de usar apenas a banda de 2,4 GHz, mas esta é uma limitação já do próprio hardware, algo que não podemos exigir de um aparelho de baixo custo.

O Intelbras WIN 300 está disponível por valores que variam de 130 a 210 reais nas principais lojas do Brasil. O preço é muito convidativo para quem busca uma solução para ampliar o sinal de rede wireless de casa e ainda não utiliza redes 802.11ac ou tecnologias mais recentes. Ficamos satisfeitos com os resultados apresentados e recomendamos este roteador da Intelbras!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.