Os diferentes tipos de computadores existentes [infográfico]

Desktop, notebook, PDA e Plug. Conheça esses e vários outros tipos de computador que utilizamos atualmente.

Hoje em dia, os tipos de computadores mais utilizados são desktops (aquele computador de mesa) e notebooks. Mas há muitas pessoas que não sabem que, além desses exemplos, há uma grande gama de tipos diferentes. Neste artigo, vamos mostrar quais são os doze mais necessários da atualidade.

Prepare-se para conhecer novos modelos e também para rever alguns conceitos sobre outros que já são parte da cultura da informática. Será que você já conhece todos? Veja abaixo um pouco mais sobre os tipos de máquinas que foram mostrados em nosso infográfico.

Sobre a mesa

Descendente dos computadores de válvulas, os atuais desktops são os mais utilizados em todo o mundo. Possibilitando uma imensa gama de configurações, esses computadores podem ser utilizados para diversos fins, desde o acesso às páginas da internet até a execução dos jogos mais pesados (com gráficos de última geração e histórias muito complexas). Confira agora outros tipos de computadores de mesa:

A era dos portáteis

A informática, como um todo, está se popularizando. Boa parte disso se deve às quedas nos preços dos aparelhos, que já chegaram a custar mais do que carros. No segmento de portáteis, a história está se repetindo, pois os valores cobrados por eles também estão sendo reduzidos. E você sabe quais são os principais tipos de computadores portáteis?

Grandes máquinas

Computadores comuns não são o suficiente para cálculos que exigem rapidez e precisão extrema. Por essa razão, grandes máquinas com milhares de processadores e quantidades quase infinitas de memória são montadas em ambientes restritos e com muita refrigeração.

Uma tomada e pronto

Existe ainda um tipo de computador que é pouco difundido, mas que pode ser bastante útil para gerenciamento de redes em ambientes domésticos e pequenas empresas. Trata-se do Plug Computer, que demanda apenas uma conexão direta à tomada e alguns cabos de rede para ser ligado ao roteador.

Acessado remotamente (pois a maioria não oferece saída de vídeo), roda distribuições LINUX para ceder dados e autorizações aos outros computadores da rede. Pela limitada capacidade de armazenamento, não funciona como um servidor mais robusto.

.....

Certamente ainda há uma série de tipos de computadores que vão ser desenvolvidos pelas grandes empresas e também por entusiastas independentes. Você já conhecia os 12 tipos de computadores apresentados aqui? Acha que faltou algum modelo?

Com informações de: Roberto Hammerschmidt

Infográfico por: Diogo Saito Takeuchi


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO