Para que servem todos os conectores de uma televisão? [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: Para que servem todos os conectores de uma televisão? [infográfico]

Televisores de LCD, LED e Plasma são produzidos com diversas conexões. Cada um com suas devidas peculiaridades e vantagens, sendo compatíveis com os mais diversos tipos de periféricos. Sem o avanço dos cabos e conectores, hoje seria impossível desfrutarmos da alta definição em video games e leitores Blu-ray, por exemplo.

Mas você sabe para que serve cada um dos conectores? Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de comprar seus aparelhos e, principalmente, na hora de ligar os outros eletrônicos. Afinal, qual seria o melhor para os DVDs? E qual deixaria o video game com melhor qualidade de imagem? Confira um pouco mais sobre cada um:

Radiofrequência: os cabos coaxiais RF são aqueles que ligam a antena ao televisor. Presentes em aparelhos há várias gerações, os conectores compatíveis permitem que alguns aparelhos (como decodificadores de TV a cabo) sejam ligados diretamente. Video games mais antigos (Super Nintendo e Mega Drive, por exemplo) também utilizavam esse padrão.

Vídeo composto: DVDs geralmente enviam o sinal até a televisão por conexões de vídeo composto. Elas são caracterizadas pela presença de dois cabos RCA para áudio (vermelho e branco) e mais um cabo para vídeo (amarelo).

Vídeo componente: funciona de maneira similar ao vídeo composto, mas em vez de um cabo para vídeo, o padrão utiliza três (vermelho, azul e verde), o que garante melhor qualidade de imagem. DVDs e video games que utilizam esse tipo de conexão conseguem atingir resoluções de até 720p (ou 1080i: formato entrelaçado). É o melhor tipo de conexão analógica.

VGA: presente em monitores há vários anos, os conectores VGA chegaram às televisões junto com o LCD e desde então são conhecidos como “Entrada para PC”. São ideais para quem precisa ligar o computador à TV e não demandam altas definições.

DVI: padrão digital para monitores, não é encontrado em muitos modelos de televisor. Funciona da mesma maneira que os conectores VGA, mas por ser construído com transmissores de sinal digital, garante melhor qualidade de imagem.

HDMI: principal padrão da atualidade, permite que computadores, video games e leitores Blu-ray transmitam imagens em até 1080p. Ganha muitos pontos por integrar áudio e vídeo digitais em apenas um cabo.

Áudio ótico: presente na maior parte dos home theaters, esse tipo de conexão garante a maior qualidade de áudio possível. Totalmente digital, transmite linhas sonoras em vários canais por cabos de fibra ótica.

Infográfico por: Diogo Saito Takeuchi e Bruna Fujie

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.