Seleção: pré-visualizadores de arquivos

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: pré-visualizadores de arquivos

Quem não usa o Windows Vista, por exemplo, não pode desfrutar de uma das mais interessantes funcionalidades do polêmico sistema operacional: a pré-visualização do conteúdo dos arquivos. Pode ser um recurso simples e, para alguns, dispensável, mas ter um programa deste instalado no computador pode fazer a diferença na hora de abrir um arquivo comprometedor, por exemplo.
Imagine a seguinte situação, você fez uma festinha com o pessoal da faculdade ou do trabalho e tirou várias fotos “daquele jeito”. Então, você chama sua mãe para ver as fotos do casamento da sua prima no computador e, por não ter pré-visualizado as fotos antes, acaba por abrir a pasta errada e queimando seu filme.

Os escolhidos

Para ajudar a organizar e facilitar sua busca por seus arquivos, hoje você vai conhecer as melhores opções de aplicativos para pré-visualização e não perder mais tempo abrindo documentos ou pastas erradas.

Como dito anteriormente, o Vista contempla a funcionalidade de pré-visualização, contudo usuários do XP, por exemplo, só podem contar com o modo de exibição em miniatura ou película, desta forma sempre que precisam abrir um texto, por exemplo, precisam clicar em diversos arquivos até encontrar o que procuram.

Para começar com a lista de escolhidos, vamos falar do pré-visualizador mais limitado: Universal Viewer Free.

UNIVERSAL VIEWER

O primeiro aplicativo da seleção é o Universal Viewer. Por oferecer uma interface pouco chamativa, pecar nas opções de recursos e ainda apresentar alguns erros de execução, ele não merece tanto destaque quanto os seus concorrentes. É claro que ele tem seus pontos fortes, e aí vão eles.

O Universal Viewer, mesmo sendo leve e compacto permite que diversos formatos de arquivos sejam abertos em sua interface. Os arquivos de imagem são os que mais apresentam compatibilidade com o programa, entretanto os de texto sofrem com a falta de opções. O formato Word, não é suportado pelo programa, porém o PDF e o TXT são muito bem-vindos.

EXPLORER VIEW

Outra opção de aplicativo para servir de pré-visualizador de arquivos é o Trial Explorer View. Com muito mais funções e opções que o Universal Viewer, este programa se destaca pela quantidade de formatos possíveis de serem visualizados. Além de abranger as imagens em: PSD, GIF, BMP, JPEG, JPG, TIFF, PNG, DXF, DWG, ICON, CR2, NEF, TIF, CRW e AI, o Explorer View vai muito mais além.

Só pelo número de formatos de imagem compatíveis ele já chama a atenção, mas ao permitir que arquivos de vídeo e áudio, compactados, documentos de texto e outros formatos não tão populares, sem dúvida esta é uma ótima opção de programa para ajudá-lo com seus arquivos.

Os formatos multimídia suportados pelo Explorer View são: MID, MP3, WAV, WMV, MPEG e MPG, sendo assim, praticamente qualquer arquivo de áudio ou vídeo pode ser pré-visualizado em sua interface. Para documentos de texto a compatibilidade se resume em ODT, PDF, XLS, TXT, DOCX, DOC, VSD, HTM, HTML, XML, RTF e PPT.

Visualize na internet

Além de pré-visualizar os arquivos do seu computador, há alguns complementos para o seu browser que podem deixar a navegação ainda mais dinâmica e interessante. O primeiro indicado como pré-visualizador é o Tab Popup.

TAB POPUP

Tab Popup é um complemento para Firefox que permite a visualização do conteúdo dos sites através de uma pequena janela.Ele funciona da seguinte maneira: se você tem diversas abas abertas no seu navegador e quer saber qual deve abrir, apenas passe o mouse sobre cada uma e confira a imagem do site correspondente à aba.

INTERCLUE

Outra opção de complemento para Firefox é o interessante Interclue. Sua principal função é tirar um raio-X de todo e qualquer link de um site e abrir uma janela com uma pré-visualização do seu conteúdo. Além disso, é possível ler todo o conteúdo da página para a qual o link redireciona e, desta forma evitar a abertura de sites desinteressantes.

Como se não bastasse este raio-x, é possível utilizar ainda mais opções e deixar a interatividade correr solta, isso porque você pode aproveitar algumas opções oferecidas pelo complemento como, por exemplo, enviar a página por email, adicionar Bookmarks, conferir o número de caracteres da página e muito mais. Para usar as funções do Interclue, basta posicionar o mouse sobre o link, aguardar um pequeno botão (que pode ter formato variado) aparecer e posicionar o ponteiro do mouse sobre ele.

Esta foi mais uma seleção de aplicativos do Baixaki que servem para você desfrutar ainda mais do seu computador e suas ferramentas. A importância de um pré-visualizador de arquivos é considerável para quem trabalha com diversos tipos ou formatos de documentos e sempre se perde dentre tantas variações. Deixe de perder tempo ao abrir arquivos errados, afinal, nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.