Seleção: Ferramentas para criação de quadrinhos!

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: Ferramentas para criação de quadrinhos!

Histórias em quadrinhos são diversão para absolutamente todas as idades. Desde os famosos quadrinhos infantis, que embalaram a infância de muitas pessoas, até as histórias mais adultas e maduras, como as obras de Alan Moore, que quebram uma suposta barreira entre a literatura de qualidade e as histórias em quadrinhos, sempre há uma história do tipo que vai agradar aqueles que se interessarem pela leitura.

Porém, nem todos se sentem completamente satisfeitos lendo e apreciando as obras de autores consagrados: seu espírito de criação é mais forte. Para estas pessoas, produzir uma história em quadrinhos pode ser uma vontade bastante grande, mas a falta de conhecimentos técnicos relativos a desenho, ou a falta de inspiração pode ser uma grande barreira para libertar sua criatividade.

Uma ajuda para sua criatividade

O que talvez você não saiba é que, aqui no Baixaki, temos diversas opções de programas que dão uma mãozinha nessa tarefa, facilitando a criação de histórias em quadrinhos de todos os tipos e tamanhos, com desenhos produzidos pelo usuário, ou com a possibilidade de utilização de fotos pessoais, permitindo editar e dar uma continuidade muito divertida para as imagens utilizadas.

Um exemplo do que pode ser criado com o Manga Studio EX.Provavelmente uma das ferramentas mais famosas e amplamente utilizadas no mundo é o software Manga Studio EX, que fornece diversas opções de funções de desenho e pintura, para dar asas à sua imaginação. O programa é bastante avançado e conta com muitas possibilidades para o usuário. Na página do desenvolvedor, tutoriais são oferecidos para os aspirantes a artista e, apesar do nome, o programa não se restringe a mangás: quadrinhos ocidentais também podem ser produzidos através do software.

Outras opções menos avançadas, mas que também funcionam muito bem e fornecem para os usuários diversas possibilidades de criação são o Motion Studio ou o Comic Life. São dois programas que oferecem ferramentas de desenho e de utilização de cores, e também possibilitam a diagramação dos desenhos produzidos, de modo que uma história em quadrinhos fica muito fácil de ser produzida.

Ferramentas online

Porém, nem todos dispõem de uma conexão de alta velocidade para baixar estes programas com facilidade, então diversas opções online também estão disponíveis, para possibilitar a criação de histórias em quadrinhos diretamente no seu navegador. Destas, a mais famosa e divertida é, provavelmente, a Go!Animate. É uma ferramenta simples, porém muito divertida, que permite a criação de personagens ou a utilização de padrões prontos, customizáveis.

Outras opções do tipo são igualmente interessantes: Pixton permite uma criação com um estilo muito mais definido e padronizado, e compensa a falta de variedade estilística com uma grande gama de possibilidades de criação. Da mesma forma, Bitstrips traz um estilo visual divertido e diferente, para ser trabalhado pelo usuário. Comiqs permite o uso de imagens pessoais de qualquer tipo, desde desenhos armazenados no computador até fotos.

Tudo isto pode ser criado em seu navegador favorito, com Go!Animate.

Então, tudo que falta para a criação de histórias em quadrinhos divertidas e engraçadas é uma fonte de inspiração, que fica para o usuário. Infelizmente não temos um produtor automático de idéias mirabolantes aqui no site, mas temos certeza de que nossos usuários serão criativos a ponto de produzir verdadeiras obras de arte com estas ferramentas simples, porém altamente eficientes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.