Como instalar um Home Theater ou aparelhos de som no PC

9 min de leitura
Imagem de: Como instalar um Home Theater ou aparelhos de som no PC

O avanço tecnológico tem permitido conquistas pessoais muito boas. Atualmente, o custo dos aparelhos caiu bastante e podemos ter em casa um sistema de Home Theater. Esses aparelhos criam toda uma experiência auditiva nova, reproduzindo sons em alta fidelidade, ao mesmo tempo em que criam um ambiente de som tridimensional. E com a tendência à convergência, ou seja, que todos os aparelhos se comportem juntos, podemos querer ligar nosso computador ao nosso home theater ou até mesmo ao nosso aparelho de som.

E o Baixaki dá mais um passo para ajudar nossos leitores e oferece um tutorial de como é possível fazer isso. Mas antes, é necessário conhecer um pouco das partes do computador e do aparelho de som.

Componentes de Áudio de um PC

A principal peça responsável pelo som do seu PC é a placa de som. Atualmente, grande parte das placas-mãe é feita com placas de som onboard, ou seja, já vêm incluídas. As placas mais antigas precisavam de uma placa de som offboard, uma placa extra que era encaixada na placa-mãe. Mas mesmo assim, as placas onboard podem ser desabilitadas para permitir a instalação de outra nova placa offboard.

Geralmente, as placas onboard têm entradas e saídas de som padrão, enquanto as placas offboard podem ser mais especializadas. Existem algumas placas de som até com saída de fibra ótica, para conexão em aparelhos de última geração.

Mas como a maioria das placas de som são onboard e com saídas simples, aqui será dada mais ênfase nessa conexão tradicional.

Instalando uma placa offboard

Caso você tenha uma placa de som onboard e prefira instalar uma placa de som offboard para aproveitar melhor o seu home theater, você deve lembrar de desabilitar a placa onboard antes. A forma de como se fazer isso depende muito de cada sistema, mas geralmente essa habilitação é feita pela Bios, que é acessada nos primeiros instantes da inicialização do sistema.

Modelo simples de placa de som offboard

Após desabilitar a placa de som onboard, você pode instalar a nova placa offboard e instalar os drivers de som através do próprio Windows. A partir do Windows XP, o sistema operacional possui um sistema de instalação chamado plug-and-play, onde basta ligar o hardware à máquina para que ela reconheça e instale automaticamente os drivers. Caso seja preciso, a placa de som deve vir com um CD de instalação.

Saída de Som

Toda placa de som tem pelo menos uma entrada e uma saída. Geralmente, liga-se o microfone na entrada de som, chamada também de line-in, e os fones de ouvido na saída de som, conhecida também como line-out. Ambos conectores são estéreos e funcionam com conectores macho P2. Para poder ligar o PC ou no Home Theater ou no aparelho de som de sua casa, a conexão será feita através do conector de saída, que geralmente é de cor azul. Mas é importante salientar que o padrão de cores pode mudar entre diferentes placas de som. Para ter certeza, confira o desenho ao lado do conector ou o manual de instalação da placa de som.

A saída de áudio geralmente é de cor azul

Componentes de Áudio do Home Theater ou Aparelho de Som

A grande beleza disso está justamente em poder ouvir o som dos seus jogos favoritos ou dos filmes em DVD assistidos no PC nas caixas de som 5.1 do Home Theater ou com a potência de seu aparelho de som. E de forma semelhante ao PC, tanto um quanto o outro possuem sistemas de entrada e saída de áudio.

Contudo, geralmente a entrada de som do aparelho de som e do Home Theater é diferente. A maioria funciona com um sistema chamado de RCA, que basicamente separa os diferentes canais estéreo em dois caminhos. Enquanto a saída P2 do computador tem ambos os canais estéreo em um só conector, o RCA usa dois. Alguns aparelhos de som ainda têm a opção de entrada de auxiliar com conector P2, onde geralmente é conectado um microfone.

Cabos conectores

Se a configuração de seu computador for da forma  descrita aqui, você precisará de um cabo P2-RCA, que pode ser adquirido em qualquer loja do ramo. Esse cabo tem um macho P2 de um lado e dois machos RCA do outro. A vantagem deste cabo é que ele pode ser usado tanto para ligar o PC ao Home Theater, e assim você usa o sistema de amplificação de som do último, ou para ligar o Home Theater ao PC, para poder usar algum programa no áudio que recebe do Home Theater.

Cabos PS2-RCA têm duas pontas diferentes

Para ligar o PC ao Home Theater ou aparelho de som, conecte o macho P2 na saída de áudio do PC e ambos os machos RCA nas entradas correspondentes no aparelho. Essas entradas podem ter o rótulo de Line-In ou ainda Tape-In. Em alguns casos, podem ser chamados de Auxiliares. Conecte os cabos, respeitando ao máximo as cores. Geralmente os machos RCA são vermelho e preto, mas podem também ser vermelho e branco. Ligue o macho vermelho na fêmea vermelha e o macho preto ou branco na fêmea preta ou branca.

Existe ainda a possibilidade de fazer essa conexão utilizando um cabo auxiliar P2-P2. Se esse for o caso, no Home Theater ou aparelho de som, a outra extremidade do cabo será conectada na entrada auxiliar ou de microfone.

Cabo PS2-PS2 ou cabo auxiliar

Caso sua placa de som tenha saída RCA, é possível utilizar um cabo RCA-RCA, também respeitando o padrão de cores.

Use o cabo RCA-RCA caso sua placa de som suporte

Sistema de Som Estéreo ou 2.1

Sons estéreos ou 2.1 têm somente duas saídas de áudioA maioria dos sistemas de som que temos nos computadores são estéreo, ou 2.1. Isso quer dizer que a placa de som consegue dividir o áudio em dois canais diferentes, o direito e o esquerdo, e consegue reproduzir os sons mais graves em uma caixa separada, o subwoofer. Quando o computador não tem o subwoofer, as próprias caixas de som reproduzem todos os sons, dos mais graves aos mais agudos. Isso acontece principalmente nos fones de ouvido.

Ao ligar o computador ao Home Theater ou aparelho de som, deve-se estar atento que é muito provável que seu computador mande o sinal de áudio 2.1 e será só reproduzido o som 2.1 no Home Theater, principalmente porque a saída de som via P2 é, no máximo 2.1. Porém, existem maneiras de driblar isso, configurando o áudio do computador.

Disposição das cinco caixas de som dos sistemas 5.1Sistema de Som 5.1 e disposição das caixas

Os aparelhos mais modernos de som e os Home Theaters têm um sistema 5.1 de áudio, que significa que eles têm 5 caixas de som mais um subwoofer (a parte .1). As cinco caixas são dispostas de tal maneira a criar um ambiente 3D de som. De nada adianta conectar o PC ao Home Theater se essas caixas de som não estiverem devidamente posicionadas.

A caixa central

A primeira caixa de som é a de áudio central. Quando for organizar as caixas, posicione essa caixa junto ao monitor, ou acima ou abaixo dele. É desta caixa de som que virão os sons diretos, nos fazendo ouvir os sons que são direcionados ao ouvinte.

As caixas frontais

Existem ainda duas caixas de som menores que são posicionadas uma de cada lado da caixa central. Essas caixas devem ser posicionadas também diante do ouvinte, mas uma de cada lado, respeitando a lateralidade direita (R) e esquerda (L). Essas caixas vão ajudar na disposição de direção do som.

As caixas laterais

As últimas duas caixas das 5, a formar o sistema, são duas caixas menores posicionadas lateralmente e atrás do ouvinte, contribuindo para a sensação de som tridimensional. Da mesma forma como as caixas frontais, as caixas laterais têm som bilateral e as direções direita (R) e esquerda (L) devem ser respeitadas para o melhor aproveitamento do áudio.

O subwoofer é sempre maior que as outras caixas de som

O subwoofer

Essa é talvez a maior das caixas de som do sistema de Home Theater, pois ela é responsável pela produção dos sons mais graves, geralmente abaixo dos 100Hz. Esses sons em si são pouco audíveis, mas ajudam a dar o preenchimento e detalhes de áudio. Devido à sua natureza, ela não precisa estar posicionada em nenhum lugar especifico, pois seu som é mais de preenchimento e não vai influenciar na experiência de direção do áudio.

Como as ondas mais graves têm a propriedade de poder dar grandes curvas, pode-se colocar o subwoofer em qualquer lugar próximo do computador. Algumas pessoas a colocam atrás do monitor, outras colocam próximo ao chão, embaixo da mesa, isso para que ele ofereça somente essa impressão de profundidade de som e não atrapalhe muito os sons médios e agudos.

Configurações necessárias da Placa de Som

Infelizmente, esse sistema de conexão não é o mais indicado, justamente pela placa de som tradicional não ser a apropriada para som 5.1. Todavia, é possível configurar a placa de som de tal forma que ela reproduza o som estéreo da melhor forma possível para que o Home Theater possa aproveitar melhor no sistema 5.1.

Configure as saídas de sons graves, médios e agudosA primeira coisa a se fazer é atualizar o driver da placa de som. As atualizações mais recentes da maioria das placas de som trazem sistemas de configuração de som surround que produzem a ilusão de tridimensionalidade num sistema estéreo ou 2.1. Ligando o PC ao Home Theater, você pode configurar a saída de som de seu computador de forma que ele fique melhor distribuído entre as cinco caixas de som e o subwoofer.

Caso sua placa de som permita a configuração da equalização de som, alterando a equalização dos sons graves alterará a configuração de áudio do subwoofer, enquanto alterando a equalização dos sons médios e agudos, alterará a configuração das outras cinco caixas de som.

Conectores de uma placa de som digital 7.1Placas de Som 5.1, 7.1 e Digital

Porém, existem ainda algumas caixas de som habilitadas para som 5.1. Essas placas possuem mais conectores fêmeos do que os três tradicionais. Esses outros conectores geralmente são um para a caixa central/subwoofer e um para as caixas laterais. Existe ainda placas de som habilitadas para som 7.1, com saída para as caixas de som traseiras. Como a maioria dos Home Theaters são 5.1, essa saída pode não ser utilizada.

Se esse for o caso, você pode usar um cabo P2-RCA para ligar o computador ao Home Theater. Basta ligar o macho P2 no computador e o macho RCA nas entradas apropriadas de seu Home Theater ou aparelho de som. O cabo ligado na saída principal de áudio da placa serve para as caixas frontais.

Muitas dessas placas também têm uma saída RCA para áudio digital. Para conectá-la ao Home Theater é necessário utilizar um cabo RCA-RCA mono, que geralmente já vêm com o Home Theater.

Cabos RCA-RCA mono devem ser usados na saída Digital da placa de som

Conclusão

Agora você já sabe o que é necessário para conectar seu PC ao Home Theater e aproveitar tudo que a qualidade de som 5.1 pode oferecer. Porém, vale a pena lembrar que a maioria dos computadores não tem placas de som equipadas com o sistema 5.1, então o máximo que você vai conseguir é um sistema 2.1 com uma ilusão de 5.1 convertida pelo driver da placa de som e distribuída pelo Home Theater. Mas pelo menos isso é melhor do que ouvir o som nas caixinhas básicas do computador ou pelo fone de ouvido.

Você já tentou ligar seu PC no Home Theater ou no aparelho de som? Conte-nos sua experiência e quais vantagens e desvantagens você encontrou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.