Segunda Guerra Mundial é narrada "ao vivo" no Twitter

Projeto simula o tempo real dos acontecimentos como se fosse ao vivo e vai durar seis anos.

Conta narra eventos da Segunda Guerra Mundial "ao vivo" (Fonte da imagem: Reprodução)

Um aluno formado em história pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, iniciou um projeto ambicioso no Twitter: ele vai narrar durante seis anos os eventos da Segunda Guerra Mundial, que completa 72 anos em 2011. Alwyn Collinson, de 24 anos, quer fazer com que as pessoas sintam-se como se estivessem lá. 

A conta @RealTimeWWII é atualizada cerca de 40 vezes por dia, segundo informações do jornal britânico Telegraph. Links de notícias e fotos também estão sendo postados, além dos fatos da guerra contados em 140 caracteres.

A Guerra nua e crua

O dia mais movimentado da conta foi no dia 26 de setembro, quando a Wehrmacht  (força armada alemã) realizou seu ataque final em Varsóvia, na Polônia. Collinson ilustrou a batalha usando relatos de testemunhas oculares, soldados poloneses e civis.

Alguns tweets são comoventes, como o relato de uma enfermeira contando que o fluxo de feridos era incessante e que foi necessário deixar pessoas morrerm no corredor por não haver espaço na enfermaria.

Tweets em português

Collinson diz que está usando o Twitter para trazer o passado à vida, ajudando as pessoas a entendê-lo. Por enquanto, o ex-aluno de Oxford está atualizado a conta sozinho, mas informa que já existem voluntários para traduzir os tweets para o espanhol, russo e o português.

O número de seguidores da conta já passa de 70 mil. Por enquanto, os eventos narrados são de 1939, ano que a guerra iniciou. O projeto encerrará em setembro de 2016, quando os relatos forem referentes ao fim da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1945.


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ


RELACIONADOS

REXPOSTA
COMENTÁRIOS
NOVAS
TOPO DA PÁGINAVER SITE COMPLETO