Manutenção de PCs: como instalar uma placa de rede

2 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: como instalar uma placa de rede

Depois de uma série de dicas e tutoriais sobre montagem e manutenção de computadores, seu PC está quase pronto. Falta um importante componente, sem o qual não é possível acessar a Internet, pelo menos não a cabeada.

Estamos falando da placa de rede, uma das peças mais fácil de serem instaladas e também uma das mais úteis para os viciados em Internet, afinal, sem ela muitos usuários não estariam lendo este artigo, nem navegando pelo Baixaki.

Confira logo abaixo os passos necessários para instalar uma placa de rede e curtir tudo o que a Internet pode oferecer.

Para começar...

Para a instalação da placa de rede, você precisa estar com o gabinete aberto e, dependendo de como os componentes estiverem instalados e organizados dentro dele, pode ser necessário fazer a retirada de alguma placa ou peça.

Para realizar todos os procedimentos necessários sem problema algum, não deixe de conferir os artigos listados abaixo:

A INSTALAÇÃO

Identificando o slot

Depois de abrir o gabinete e deixar o caminho livre até a placa mãe, localize um slot identificado com o nome de PCI. Certifique-se de que ele esteja livre de poeira e outros resíduos que possam danificar os contatos da placa de rede e da placa mãe.

Slot PCI

Alguns computadores novos vêm com a parte de trás tampada nos locais em que não há nenhum componente instalado. Por isso verifique se há espaço para a placa de rede e se a parte de trás do computador está aberta para recebê-la.

Instalando

O próximo passo é pegar a placa de rede e encaixá-la no slot PCI. Talvez seja preciso fazer um pouco força para que os contatos se encaixem, mas nada forçar muito. Isto pode estragar não só o contato da placa de rede como a placa mãe e outros componentes conectados a ela.

Encaixando a placa. Placa instalada.

Depois de conectar a placa no lugar certo, é preciso prendê-la para que os contatos não sejam forçados. Para isto, prenda um parafuso no local indicado na figura abaixo. Pronto, agora é só remontar o gabinete, ligar o computador e verificar se tudo está funcionando normalmente.

A maioria das placas de rede são plug and play, ou seja, o Windows as reconhece automaticamente e já possui o driver para elas. No entanto, pode ser que nem sempre isto aconteça, por isso tenha sempre em mãos o cd de instalação da placa e também o CD de instalação do Windows (às vezes pode ser solicitado).

Parafusando

Para ficar ainda melhor

Bom, a placa de rede está instalada, mas e o cabo? Não tem como acessar a Internet ou trocar arquivos com outro computador da mesma rede sem o bom e velho cabo de rede. Você pode comprar um pronto em qualquer loja de informática ou mostrar que é bom com os computadores e montar um cabo.

Todas as dicas para crimpar seu próprio cabo de rede você encontra no artigo “Manutenção de PCs: aprenda a crimpar cabos de rede”. É bem simples e seguindo todos os passos não tem como errar!

Para deixar sua rede ainda mais sofisticada, não deixe de conferir a lista de artigo exibida abaixo. Aprenda como compartilhar documentos, músicas e até impressora pela rede.

Placa de Rede.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.