Nero: como usar o Cover Designer?

5 min de leitura
Imagem de: Nero: como usar o Cover Designer?

Atualmente, o Nero representa o principal nome em matéria de gravação de CDs e DVDs. O software se expandiu muito e nas versões mais recentes traz uma série de ferramentas relacionadas à multimídia. O Baixaki criou uma série de artigos explicando melhor cada uma delas para você aprender tudo que o Nero 9 tem para lhe oferecer. Aprenda a criar encartes, capas e rótulos personalizados para seus CDs e DVDs com o Nero CoverDesigner.

Com o CoverDesigner o usuário cria uma série de trabalhos diferentes: parte frontal da caixa, parte traseira da caixa e face do disco nos mais variados formatos de mídia e caixas. Ao entrar no programa, escolha o formato do seu trabalho e opte entre um dos designs prontos ou crie seu próprio projeto.

Conheça suas ferramentas:

Ferramentas básicas.Ferramenta seleção: utilizada para marcar objetos.

Ferramenta linha: utilizada para traçar linhas. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar ou clique com o botão direito sobre a linha para encontrar suas opções.

Ferramenta retângulo: utilizada para desenhar retângulos. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar, arraste as bordas para mudar sua forma ou clique com o botão direito sobre o desenho para encontrar suas opções.

Ferramenta círculo: utilizada para desenhar círculos e elipses. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para desenhar, arraste as bordas para mudar sua forma ou clique com o botão direito sobre o desenho para encontrar suas opções.

Ferramenta texto artístico:
permite a inserção de textos estilizados. Clique no local onde deseja inserir o texto e acesse suas opções clicando o botão direito sobre o texto.

Ferramenta caixa de texto: permite a inserção de textos. Clique no local onde deseja inserir o texto e acesse suas opções clicando o botão direito sobre o texto.

Ferramenta lista de faixas: insere dados das faixas no estilo setlist. Clique no local onde deseja inserir a lista ou clique com o botão direito do mouse sobre ela para acessar suas opções.

Ferramenta pasta: insere diretórios com informação em seu projeto. Clique no local onde deseja inserir a lista ou clique com o botão direito do mouse sobre ela para acessar suas opções.

Ferramenta imagem:
para inserir imagens salvas em seu computador. Mova a imagem com o auxílio do mouse e clique o botão direito sobre a figura para acessar suas opções.

Ferramenta campo: insere diversas informações do seu disco. Arraste o mouse para inserir ou clique com o botão direito do mouse para acessar suas opções.

Acima da área do projeto, o usuário conta ainda com as ferramentas usuais de qualquer editor como salvar, abrir, imprimir, copiar, recortar, colar e desfazer. Utilize os ícones ou ainda seus atalhos pelo teclado como o famoso Control + C e Control + V para copiar e colar uma imagem, por exemplo. Alguns atalhos para opções de fonte e pincéis também são encontradas neste campo, mas todas estas se fazem presentes nas preferências de cada ferramenta.

Outro campo que merece destaque é o dos alinhamentos, ao invés de arrastar todos os itens que compõe sua imagem pela área do projeto, com elas você posiciona tudo o que deseja de maneira automática. Elas funcionam para textos, imagens e para qualquer outro item.

Criando o projeto para um CD comum


Inserção de imagens

O Nero CoverDesigner divide seu projeto em diferentes etapas que variam de acordo com o modelo que você escolheu. No caso de um CD comum encontram-se 4: o livreto frontal do CD, o livreto traseiro, livreto interno e face do CD.

Selecione seu projeto.

Perceba que na área de edição cada uma destas etapas constitui uma aba independente das demais.

Ao iniciar um projeto em branco de uma capa, uma boa dica é partir de uma imagem de fundo. Selecione a ferramenta imagem e escolha alguma figura em seu computador. Em seguida, posicione-a de acordo com sua vontade, o programa despreza automaticamente as sobras.

Também é possível editar a imagem mesmo depois de inseridas. Clique com o botão direito sobre a figura e selecione a opção Efeitos para escolher o de sua preferência. Girar, inverter cores, adicionar filtros, ajustes e vários outros estão a sua disposição, você poderá aplicar quantos desejar.

Alguns efeitos possuem um controle para a intensidade, altere a posição do marcador para os lados e pré-visualize o resultado na miniatura da imagem.

As imagens podem ser sobrepostas, lembrando que não existe número máximo de imagens para um projeto.

Inserção de textos

A maneira mais simples de inserir textos sobre o seu projeto é através da ferramenta texto, porém, ela possibilita apenas as opções de fontes mais comuns. Marque a ferramenta e selecione uma porção do trabalho, uma janela para a inserção dos caracteres será aberta a seguir.

Posicione e redimensione o texto de maneira similar a uma imagem com o auxílio da ferramenta seleção.

Já com a ferramenta texto artístico você tem acesso a diversas características do texto como cor, formato, ângulo de inclinação e outros.

Desta vez o usuário já começa escrevendo o que deseja na área do trabalho. Além das opções para redimensionar e posicionar a imagem, o usuário encontra uma opção para inclinar alterar o ângulo da figura.

Durante a edição da face de um disco, a ferramenta texto se comporta de maneira diferente. Ao invés de alinhar o texto em linhas, ela cria textos circulares em torno do raio da mídia.

Demais opções

Abuse ainda da ferramenta retangular, circular e de linha para criar suas próprias formas. Elas funcionam de maneira extremamente parecida com qualquer outro editor de imagens, a única exceção é que suas cores e larguras do pincel são acessadas através do botão direito do mouse.

Com a ferramenta lista de faixas, a ferramenta pasta e a ferramenta campo, o usuário insere informações do disco e do artista de forma padronizada. A partir de um projeto de CD de áudio criado com o Nero, também é possível importar todos os dados de maneira automática.

Outras Obras

Embora seu trabalho esteja apenas começando, este tutorial está se aproximando do seu fim. Uma vez dominando as ferramentas do editor de capas, basta repetir o processo nos demais livretos e sobre a superfície do disco. Claro que editar a superfície de um disco não será igual a uma capa de CD, contudo, basta que o usuário use do seu bom senso.

Os modelos prontos que são encontrados no início do programa são de grande ajuda e fornecem muitas ideias para os novos usuários do Nero CoverDesigner.

Finalmente

Escolha entre salvar seu projeto, criar um novo ou editar um trabalho anterior. Quando estiver com suas atividades prontas, prepare sua impressora e passe seu trabalho para o papel.  Recorte seu encarte e monte a caixa do seu disco, já para imprimir direto na face do disco você precisa de uma impressora especializada ou de um papel adesivo para recortar e colar sobre o disco. Também vale lembrar que nem todas as mídias suportam esse processo, certifique-se antes de comprometer seu disco.

Agora basta dar asas à sua imaginação e desenvolver seus próprios projetos. Se o Nero permite que você crie discos personalizados, com o CoverDesigner suas caixas também se tornam únicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.