Internet para todos: testes do Project Loon vão começar ainda neste ano

1 min de leitura
Imagem de: Internet para todos: testes do Project Loon vão começar ainda neste ano

Os planos para o Project Loon são ambiciosos. Caso não se lembre, trata-se da iniciativa da Alphabet X (antiga divisão da Google conhecida como Google X) de levar internet a diversos lugares do mundo utilizando balões de ar quente, algo que começará a ser testado em caráter oficial a partir deste ano na Indonésia com o auxílio de operadoras locais. Vale lembrar, o país já havia sido anunciado como o primeiro a receber os testes em outubro do ano passado.

De acordo com o site re/code, o maior desafio da Alphabet X nesse processo foi encontrar o modelo ideal de balão. Após algumas tentativas, a empresa conseguiu chegar a um resultado mais satisfatório ao entregar um meio capaz de se mover de forma mais precisa e com menos investimento (há relatos de que apenas um desses balões viajou ao redor do globo 19 vezes em 187 dias no último ano).

Além da Indonésia, também há relatos de que a Google está em busca de parcerias com empresas que atuam no Sri Lanka. Atualmente, o sistema é capaz de oferecer conexões de 15 Mbps, o que, de acordo com Astro Teller, chefe da Alphabet X, já seria o bastante para permitir a visualização de uma transmissão ao vivo.

Outro detalhe mencionado por Teller é que a próxima etapa de testes do Project Loon vai consistir em ver como tudo isso funciona na prática, mas não houve menção de quando a empresa pretende dar início a esses testes.

Projetos abandonados

A ocasião também serviu para que o executivo mencionasse sobre dois projetos que foram abandonados pela Alphabet X: um deles é de agricultura vertical (que usa um décimo de água e um centésimo da terra necessárias atualmente para esse procedimento), e o outro tinha como meta fazer com que países remotos recorressem a veículos de carga com forma de foguetes para enviar e receber mercadorias.

Você acha que a ideia de levar a internet a lugares remotos com balões é algo que realmente pode funcionar? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.