Update do Google Maps para Android tem atalhos de destinos favoritos e mais

1 min de leitura
Imagem de: Update do Google Maps para Android tem atalhos de destinos favoritos e mais
Imagem: Android Central

Depois de algum tempo sem receber atualizações significativas, a nova versão do aplicativo do Google Maps para Android promete trazer alguns recursos interessantes. Segundo a equipe do XDA Developers, que estudou os dados do APK, há indícios de que o app está prestes a receber funções como o compartilhamento de estimativa de chegada em tempo real, estabelecimento de teclas de atalho para seus destinos favoritos e um mapa que mostra onde você esteve.

Ainda que não seja oficial que essas funções sejam liberadas para o público em geral, informações obtidas no código do programa indicam que elas não devem demorar para chegar. O compartilhamento de estimativa de chegada deve permitir que você envie facilmente uma mensagem para quem quiser contando quanto tempo vai levar para chegar ao seu destino. O Maps junta a isso uma explicação sobre as dificuldades do trânsito no seu trajeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os atalhos de destino, por sua vez, permitirão que você dê nomes a endereços de sua escolha (como “casa da namorada”, por exemplo) e então use esse mesmo termo para encontrar o ponto de referência na busca. Além disso, é possível até mesmo criar um atalho na tela home do seu smartphone, que, quando acionado, abrirá o Maps já com o destino traçado.

O update indica que a função de histórico detalhado de navegação está chegando ao app do Google Maps

Registrando seus passos

O recurso mais curioso, no entanto, é o histórico de localização, que mostrará indicações no mapa com todos os locais por onde você passou com o seu dispositivo móvel conectado à internet. Atualmente, esse tipo de recurso já pode ser visualizado na versão web do Maps, bastando acessar o menu do serviço no canto superior esquerdo do mapa da Google, clicar na opção “Sua linha do tempo” e ativar a função.

Assim como já funciona atualmente na versão para navegadores, é provável que a novidade venha desabilitada por padrão e só entre em vigor caso o usuário escolha ativá-la. Dessa forma, os mais preocupados em não revelar os lugares por onde andaram provavelmente não precisam ter medo da chegada do recurso ao app para Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.