Google Chrome para iOS agora é código aberto

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome para iOS agora é código aberto
Imagem: Pixels Talk

A Google anunciou oficialmente a abertura de código-fonte do Chrome para iOS. O aplicativo era desenvolvido separadamente, com a linguagem de programação fechada, e não acompanhava suas versões de outras plataformas. Essa restrição ocorria devido ao motor de renderização do navegador: o app era obrigatoriamente construído usando o WebKit, que é uma ferramenta exclusiva da Apple e possui fonte proprietária.

As outras versões do browser são desenvolvidas em cima do Blink, motor do próprio Google. Tudo isso impulsionado pelo projeto Chromium — comunidade de código aberto para melhoria contínua do software. Para tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil, o ritmo de desenvolvimento da versão para iOS era feito separadamente das suas contrapartes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google Chrome para iPhones e iPads avançando com mais rapidez

De acordo com o blog oficial , foram criadas modificações na programação-base do Chrome para que ele suportasse o WebKit, sem necessidade de utilizar parte da linguagem fechada. Com a chegada dessa mudança, agora é possível alinhar o ritmo de desenvolvimento e atualizações para todas as plataformas no mercado.

A notícia é ótima para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas, mas na prática essa mudança não afeta diretamente o cotidiano da maioria dos usuários. De qualquer forma, a informação é muito bem-vinda, pois o mercado open source tem como focos melhoria constante, democratização das ferramentas e compartilhamento da informação. No final das contas, todo mundo tem a ganhar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.