Com a chegada do Google Assistant para smartphones com Android Marshmallow e Nougat — em países de língua inglesa — muita gente esperava que o mesmo acontecesse com os tablets. Porém, a companhia de Mountain View deu um banho de água fria nos usuários: ela confirmou que isso não vai acontecer, pelo menos por enquanto.

Especialistas cogitam a possibilidade da Google lançar uma interface diferente de sua assistente virtual

“O Assistant estará disponível para o Google Play Services dos telefones com Android Marshmallow e Nougat mas isso não inclui os tablets”, escreveu oficialmente, em resposta ao questionamento feito pelo site Android Police.

A empresa não deu detalhes sobre as razões pelas quais os dispositivos com as mesmas versões de sistemas operacionais estão fora da atualização, o que gerou algumas especulações a respeito. Estaria a Gigante das Buscas preparando uma interface diferente ou aperfeiçoando o serviço antes de distribuí-lo em larga escala?

A aposta é que a ferramenta esteja em muito mais aparelhos em um futuro breve, mas ainda não é possível projetar uma data para isso acontecer.