Páginas falsas no Facebook são criadas para disseminar promoções enganosas

1 min de leitura
Imagem de: Páginas falsas no Facebook são criadas para disseminar promoções enganosas

Você já deve ter se deparado com páginas falsas de grandes empresas no Facebook, que oferecem promoções duvidosas com links não oficiais. Pois bem, de acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, essa prática está cada vez mais comum.

Promoções mentirosas de empresas como Casas Bahia e Ponto Frio são criadas para atrair as vítimas e permitir que golpes sejam aplicados. Ao clicar no link dessas ofertas, o usuário é direcionado para uma página fraudulenta, porém idêntica à original.

Uma vez que a compra é efetuada, o criminoso tem acesso aos dados bancários da vítima, que não receberá o produto. Com essas informações em mãos, os hackers estão aptos a causar danos financeiros ao consumidor.

Para evitar que a fraude seja descoberta, os usuários são orientados a tirar possíveis dúvidas sobre as ofertas por meio de mensagem privada na própria rede social. Dessa maneira, os próprios golpistas respondem aos consumidores, incentivando a compra e impedindo que o esquema seja desmascarado.

A PSafe identificou mais de 100 perfis ilegítimos com esse tipo de oferta. Por não requerer alto nível de conhecimento técnico por parte dos hackers, eles se aproveitam da popularidade de grandes marcas para atrair um alto número de vítimas.

Para evitar cair nesse tipo de fraude, valem as dicas de segurança de sempre, como ficar de olho em promoções exageradas, entrar em contato com a empresa via canais oficiais (geralmente identificadas com o selo de verificação da rede social), procurar pelo cadeado de segurança no seu navegador etc.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.