Como bloquear emails indesejados no Gmail

2 min de leitura
Imagem de: Como bloquear emails indesejados no Gmail

Neste artigo o Baixaki ensinará você a alterar as configurações de seu GMail, de forma a bloquear emails indesejados e enviar respostas automáticas ao remetente.

Todo mundo que usa a internet para enviar emails possui algum contato inconveniente que adora encaminhar apresentações em PPT ou, no pior dos casos, enviar mensagens ofensivas – por causa de alguma discussão antiga ou algo do gênero.

Independentemente das razões, imagine que você já tentou conversar com a pessoa e ela simplesmente o ignorou e continuou a enviar esses emails. Bom, uma vez que não adiantou o diálogo, é hora de medidas drásticas: bloquear os emails recebidos desse contato.

Associe seu email atual ao Gmail

Esta dica serve para quem usa o Gmail como email principal, mas também pode servir para quem não deseja mudar de endereço e está disposto a trocar somente o meio pelo qual recebe e envia mensagens – ou seja, associar sua conta ao Gmail.

O primeiro passo seria criar uma conta no serviço, mas provavelmente você já deve possuir uma – já que toda conta usada para entrar no Orkut serve para qualquer outro serviço da Google. Em seguida, acesse “Configurações” (canto superior direito da tela) e abra a aba “Contas e importação”.

Contas e importação

Na linha “Enviar email como”, clique na opção “Enviar email de outro endereço” e insira as informações necessárias. No entanto, caso você use um gerenciador de email (como o Outlook), configure suas contas e deixe que somente sejam recebidos emails do Gmail.

Coloque seus emails

Crie uma resposta predeterminada

Ainda nas configurações da conta, acesse a aba “Labs” e procure a opção “Respostas predeterminadas”. Selecione “Ativar”, desça a página até o final e clique sobre “Salvar alterações”.

Labs

Agora, clique para criar um novo email (“Escrever email”), ignore os campos “Para” e “Assunto”, e comece a digitar uma mensagem. Clique em “Respostas predeterminadas” e selecione “Nova resposta predeterminada...”, nomeie-a na janela aberta e descarte o email. Isso tudo serviu para criar uma resposta padrão a ser enviada para o remetente que você bloqueará com a ajuda dos passos a seguir.

Resposta pronta

Bloqueie o remetente impertinente

Perto do campo de pesquisa do Gmail, selecione a opção “Criar filtro”.

Criar filtro

Em “De”, insira todos os emails da pessoa indesejada separados por “OR”, como na imagem abaixo. Selecione “Próxima etapa”.

Insira os emails indesejados

Finalmente, selecione as ações a serem tomadas ao receber mensagens dos emails indicados. Por exemplo, marque “Excluir” e “Enviar resposta predeterminada”, então selecione “Criar filtro”  e pronto!

Marque as ações

Caso queira alterar ou gerenciar seus filtros vá em “Configurações”, acesse a aba “Filtros” e realize as alterações que julgar necessárias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.