Synergy: o avião popular que você poderá comprar no futuro

4 min de leitura
Imagem de: Synergy: o avião popular que você poderá comprar no futuro

Você pode nunca ter ouvido falar no Synergy, mas o projeto pode mudar a forma como você se locomoverá no futuro. A proposta de John McGinnis ao projetar a aeronave foi a de entregar um meio de transporte veloz, eficiente, barato e seguro.  Ao que tudo indica, o Synergy será o primeiro avião de uso pessoal e baixo custo a ser comercializado para cidadãos comuns, da mesma forma que os carros são hoje.

O que faz o projeto ganhar a atenção da mídia e investidores? Ao contrário de outros protótipos, aqui você tem a garantia de que qualquer pessoa que aprenda o básico da pilotagem possa transportar sua família e amigos com segurança, economia e muita velocidade.

Conheça o Synergy

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

O avião projetado por McGinnis conta com asas em formato de caixa, que foram inspiradas nas ondas do mar. Elas ajudam a diminuir a resistência aerodinâmica e a aumentar a estabilidade sem que seja necessária uma enorme envergadura, o que consumiria mais combustível.

Isso é um fator crucial para que a aeronave seja econômica. Seu tamanho reduzido não impede que a Synergy seja um meio de transporte para a família toda. Com capacidade para cinco pessoas (e um segundo projeto pronto para receber sete viajantes), a aeronave também promete ser extremamente silenciosa.

Confira os dados completos do Synergy:

Tripulação: 1

Capacidade: 4 passageiros

Comprimento: 6,4 m

Envergadura das asas: 9,8 m

Asas: 13,43 m2

Peso (vazio): 748 kg

Peso (lotação máxima): 1,406 kg

Motor: DeltaHawk DH200 com refrigeração líquida – motor à diesel de dois tempos V-4, 200 hp (150 kW)

Outra aposta para popularizar o modelo está em opções de adaptação nos motores, assim, seus donos podem também transformar os veículos em aeronaves hibridas ou elétricas, aumentando ainda mais a economia no consumo de combustíveis.

Além disso, o Synergy conta com um computador de bordo que é capaz de ajudar na aterrisagem em casos de emergência. Também foi previsto um paraquedas balístico, o que ajudaria a diminuir a velocidade em caso de problemas.

A equipe de produção da aeronave resume o projeto do Synergy de uma maneira simples: o principal objetivo é eliminar a barreira que faz com que aviões sejam caros, desconfortáveis e desagradáveis. “Queremos ajudar a resolver o problema mais urgente no transporte, assegurando que milhares dessas aeronaves cheguem ao mercado.”

O rápido crescimento do projeto

A Synergy Aircraft, empresa de McGinnis, foi criada juntamente com o projeto da aeronave Synergy. O designer se reuniu com membros de sua família para dar vida ao ambicioso projeto na garagem de sua própria casa. Rapidamente, ele conseguiu ampliar sua equipe com a ajuda de voluntários da região e universitários.

Com esse time, John está concluindo a construção de um protótipo em escala real, com espaço para cinco pessoas. Em junho do ano passado (2012), a empresa conseguiu arrecadar mais de 95 mil dólares de 799 investidores com a exposição do projeto no Kickstarter – site de crowdfunding que ajuda na captação de recursos para startups.

Uma das maiores exposições do projeto foi em um concurso promovido pela Nasa, o Green Flight Challenge. Embora a Synergy Aircraft não tenha conseguido mostrar o protótipo em tamanho real a tempo, uma versão em escala menor com funcionamento elétrico foi capaz de fazer investidores se interessarem pelo avião.

Com isso, McGinnis estima que possa iniciar a fase de construção do avião em larga escala até o próximo ano e, com mais financiamento, é muito provável que a Synergy Aircraft se consolide como uma fabricante de aeronaves “caseiras”.

(Fonte da imagem: Divulgação/Synergy Aircraft)

Ao mesmo tempo, McGinnis diz que já recebeu dezenas de propostas de investidores-anjo para a fabricação em série, mas neste momento a equipe estaria focada apenas na finalização do protótipo. Ele diz que este é um projeto de alto risco e que, por isso, exige que o planejamento, o cuidado e a atenção aos detalhes sejam redobrados.

Seu meio de transporte no futuro

Altamente elogiado pela Nasa, o projeto da Synergy Aircraft tem tudo para se tornar realidade. Embora a popularização do projeto possivelmente não seja imediata, ele seria uma alternativa mais viável para quem quer investir em um veículo eficiente e econômico.

Com base no enorme sucesso do projeto no Kickstarter e na procura de investidores, a aeronave possivelmente seria um sucesso entre o público. Isso não chega a ser uma surpresa se considerarmos que o veículo, voando a 725 km/h, deve ter autonomia de até 16 km por litro de combustível – uma marca impressionante para um avião e algo que até mesmo carros têm dificuldade de alcançar.

(Fonte da imagem: Divulgação/Synergy Aircraft)

A gigantesca economia e os sistemas de segurança que tornem a pilotagem mais simples podem ser a chave para o sucesso do projeto. É muito provável que o Synergy inicialmente atraia a atenção de quem já gasta milhares de dólares para manter aeronaves de alto consumo e que exijam uma tripulação maior, além de uma manutenção mais cara.

No entanto, como a própria Synergy Aircraft pretende, ele pode se tornar uma possibilidade incrivelmente mais acessível para o cidadão comum. E, mesmo que você não queira aprender a pilotar, quem sabe companhias aéreas de baixo custo não surjam? Você já imaginou pegar um avião como quem pega um táxi?

Essas são apenas algumas das possibilidades do Synergy, que promete revolucionar o transporte e a aviação mundial. Quem sabe, em alguns anos, você não pode ter seu próprio avião na garagem de casa? Tudo depende de como John McGinnis e sua equipe enfrentarão os desafios daqui pra frente.

Quem quiser apoiar o projeto ainda pode fazer doações pelo sistema do PayPal, acessando o link existente na base do site oficial da empresa. No entanto, ao contrário do que acontecia com o Kickstarter, aqui o seu apoio não será revertido na compra de produtos e acessórios do Synergy – você terá apenas o gostinho de dizer que fez parte do projeto, além de, é claro, ver o “futuro” chegando mais cedo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.