Dicas e truques para você se tornar um mestre do Firefox

3 min de leitura
Imagem de: Dicas e truques para você se tornar um mestre do Firefox

O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais utilizados do mundo. Porém, enquanto seu uso se resume apenas a simples navegação para a maioria dos usuários, ele possui recursos que podem facilitar a sua rotina.

Isso significa que você pode realizar tarefas como chat em vídeo e criar atalhos de teclado, tornando o uso do navegador muito mais rápido. Na versão 35, o browser também possui diversas aplicações para você baixar e se divertir. Para realizar o download do Firefox, basta clicar neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Faça videochamadas instantaneamente

Um dos principais recursos presentes na atualização do Firefox é uma experiência parecida com a do Skype — mas você não precisa instalar apps, software ou plugins nem se registrar em qualquer serviço para utilizar essa novidade.

Para realizar a videochamada, apenas clique no smile "Hello" e então selecione "Start a conversation". Feito este passo, o navegador pedirá que você convide alguém e oferecerá uma URL ou mensagem. Basta enviar o que você recebeu para outra pessoa e, assim que ela também entrar no recurso, uma janela será aberta no computador para vocês conversarem em vídeo.

Customize suas pesquisas

Outra mudança no navegador é a maneira com a qual você pode fazer suas buscas. Elas continuam normais como sempre foram, mas agora é possível escolher apenas resultados de sites específicos. Por exemplo, você pode buscar informações de uma empresa apenas em resultados da Wikipedia e do Twitter.

Assim que começar a digitar na caixa de buscas, diversas opções alternativas para você customizar sua pesquisa serão apresentadas. As sugestões incluem sites como eBay, Wikipedia, Twitter, Amazon, DuckDuckGo, YouTube, Google Translate e IMDB.

Atalhos para seus sites favoritos

Todo mundo tem aquele grupo de sites que acessa diariamente. Para facilitar o acesso a eles, o Firefox permite que você marque um escolhido com alguma letra ou número do seu teclado. Por exemplo: caso você goste muito de visitar o TecMundo, é possível atribuir a letra T para ele; assim, basta escrever T na barra de endereço que você será redirecionado para o domínio.

Para marcar um site, basta ir em "Propriedades" na barra de "Bookmarks".

Sem delay em instalações

O Firefox faz você esperar cinco segundos depois de instalar uma nova extensão — tudo para ter certeza de que é exatamente isso que você quer. E cinco segundos parecem uma eternidade na internet, mas isso pode terminar!

Veja: é por sua conta e risco, mas você consegue desligar esse atraso. Basta escrever "about:config" na barra de endereço e procurar a linha com "security.dialog_enable_delay". Clique duas vezes para mudar o delay ou configurá-lo em “zero”.

Proteja o seu navegador de curiosos

Quase todos os navegadores já armazenam as suas senhas. Basta clicar nas caixas de requerimento que eles já incluem as informações. Ao mesmo tempo em que isso é benéfico e torna esse processo mais rápido, é um prato-cheio para os curiosos de plantão. É só sentar na frente do seu PC e acessar todas as suas redes sociais e seus emails, sem qualquer restrição.

O Firefox agora possui uma ferramenta própria contra isso. Ele exige que a pessoa tenha que digitar uma senha "principal" assim que abrir o browser, para dessa maneira contar com as outras senhas armazenadas.

Para colocar a "master senha", vá em "Opções" e então em "Segurança". Clique no box "Use a master password" e voilà. Basta escolher sua senha — só não coloque 123456, por favor.

Mais thumbnails na sua aba

O Chrome e o Firefox apresentam um recurso similar: ao abrir uma nova guia, são apresentados em thumbnails os sites que você mais visita. Especificamente no navegador da Mozilla, eles aparecem no formato 4 x 3 — e eles são interessantes para os usuários, já que tornam a navegação mais rápida.

Por isso, você pode aumentar o número de amostras que aparecem. Basta escrever "about.config" na barra de endereço e buscar "browser.newtabpage.rows" e "browser.newtabpage.columns". Clicando duplamente nestas entradas, você altera os valores, que mudam a quantidade de thumbnails imediatamente.

Visite o Firefox Marketplace

O Firefox Marketplace funciona como a Chrome Web Store. Nele, os desenvolvedores tanto da Mozilla quanto de terceiros colocam aplicações para você adicionar ao navegador.

Com um novo design, agora ele funciona em dispositivos móveis com sistemas Firefox OS e Android; além de tornar a instalação de apps mais fácil. Entre eles, você encontra o SoundCloud, Telegram, Wikipedia, Outlook e Line.

Para instalar de maneira tradicional, vá até "Add-ons" no menu do Firefox e selecione "Get Add-ons".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.