Como descobrir quem não é mais seu amigo no Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Como descobrir quem não é mais seu amigo no Facebook

O Facebook já está consolidado como a maior rede social do mundo e, mesmo no Brasil, em que o Orkut ainda predomina, ele vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço. Uma das coisas mais interessantes do site é a ferramenta que recomenda amigos baseada em gostos, local de estudo e trabalho, amigos em comum etc.

Maior rede social do mundo

Graças a essa ferramenta, você não precisa procurar pelos contatos. O próprio Facebook lista as possibilidades e tudo o que você tem fazer é clicar em “Adicionar como amigo”. Não é à toa que praticamente todos os usuários possuem centenas de amigos e adicionam mais alguns todos os dias.

E é aí que nós chegamos ao ponto que nos interessa: quando os amigos excluem você da lista de contatos. Algumas pessoas não se importam muito com isso e nem percebem quando são “removidas”, mas sempre há aquelas que dão muita importância à vida virtual e querem saber tudo o que está acontecendo.

O objetivo deste artigo é ensinar a você como usar o Unfriend Finder, um complemento para navegador que adiciona uma nova opção ao Facebook, chamada “Ex-amigos”. Com ela você fica sabendo quem não é mais seu amigo na rede, seja porque removeu você dos contatos, ou porque apagou a própria conta.

Repare no ícone do Unfriend Finder

Como instalar o Unfriend Finder

Instalar o complemento é bastante simples. Clique no link abaixo para acessar a página do desenvolvedor. Você será automaticamente direcionado para a página relacionada ao navegador que estiverr usando. Note que não há suporte para os usuários do Internet Explorer.

Além disso, se você estiver usando o Firefox, precisará também instalar um outro complemento antes do Unfriend Finder. Trata-se do Greasemonkey, uma extensão que permite que você rode scripts criados por usuários no seu navegador. Para saber mais sobre este plugin, clique no link abaixo e leia a análise do Baixaki.

Terminado isso, feche todas as abas abertas na página do Facebook, e clique sobre o ícone do Unfriend Finder. A janela de instalação será imediatamente aberta e, dependendo do navegador, você deverá reiniciá-lo para que as modificações tenham efeito. Terminando a instalação, abra o Facebook.

Configurando a extensão

Após instalar o Unfriend Finder, assim que você abrir o Facebook receberá um pequeno tutorial, em inglês, ensinando a usar o programa. Além disso, em uma das etapas você poderá definir algumas configurações básicas, como mostrado na figura abaixo:

Configurações

Nessa etapa, marque a caixa “I want to be notified when a profile is deactivated” para ser notificado sempre que o perfil de um usuário for apagado, e “I want to be notified when someone cancel your friend request” para ser avisado quando um usuário cancelar o seu pedido de amizade.

Finalize o tutorial e repare que dois novos atalhos para o Unfriend Finder foram adicionados a sua página do Facebook. Um no canto superior direito, junto aos outros menus e outro na parte lateral esquerda, abaixo de “Amigos”. Acesse este último, clique em “Settings”, e na seção “Language”, troque o idioma da extensão para português.

Troque o idioma

Descubra quem são os Ex-amigos

A partir de agora, sempre que você clicar em “Ex-amigos”, será exibida uma lista com todas as pessoas que deixaram de ser seus amigos. Clicando em “Aguardando pedidos” você tem acesso aos convites pendentes feitos a outros usuários e aos pedidos recusados.

Aguardando pedidos

É sempre bom lembrar que o Unfriend Finder não funciona retroativamente. Isso quer dizer que pessoas que tenham excluído você antes da instalação da extensão não serão listadas. Isso porque o complemento usa scripts do Facebook para descobrir quem excluiu você, e esses scripts não podem ser recuperados.

Alguém não te quer mais como amigo

.....

O Baixaki não necessariamente recomenda a instalação do Unfriend Finder, pois a verdade, às vezes, pode doer. Mas se mesmo assim você resolver usar a extensão, não deixe de comentar sua experiência no espaço destinado abaixo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.